Gabinete do Prefeito - Quinta-feira, 20 de Abril de 2017

Reunião com Sindicato trata de recomposição salarial de servidores

O prefeito Gil Helou (PDT) reuniu-se na tarde desta quarta-feira, dia 19, com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Águas de Lindoia, Nelson Pauli, para tratar da recomposição salarial dos funcionários da prefeitura. Também participaram o Chefe de Gabinete, José Carlos Nascimento; o Secretário da Fazenda, Rubens Parreira; além de membros da diretoria do sindicato.

A proposta inicial do governo era de reajustar a folha salarial em 4%. Porém, atendendo a pedido do sindicato, o valor acordado deverá ser de 4,69% - referente ao índice da inflação dos últimos 12 meses – retroagindo ao mês de março. A diferença destes quatro meses deverá ser paga em três parcelas, segundo o acordo.

Já os professores deverão receber o reajuste fixado no Piso Nacional do Magistério em janeiro pelo Ministério da Educação, que foi de 7,64%. Com relação aos trabalhadores que hoje recebem um salário mínimo também terão seu vencimento reajustado.

“Não era o que queríamos, mas este percentual é o possível para o momento”, afirmou o prefeito durante a reunião. Segundo ele, a prefeitura ainda passa por um momento delicado nas finanças, o que impede um índice maior. “Sabemos da dedicação e do empenho de todos. Tomamos medidas importantes para que a prefeitura volte a ter suas finanças em dia e possamos ter uma valorização do servidor público”, concluiu Gil Helou.

Esta recomposição salarial deve gerar uma despesa anual de R$ 1,9 milhão a mais no orçamento do município. Antes de ser consolidada, a proposta depende ainda de uma análise no índice de pessoal da prefeitura, em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Secretaria de Assuntos Jurídicos aguarda a análise fiscal para redigir os projetos de lei que serão encaminhados à Câmara Municipal para deliberação.

Durante a reunião também foi discutida a possibilidade de mudança na data-base de reajuste, fixada no mês de março. Prefeitura e Sindicato querem que em 2018 os reajustes aconteçam um mês antes – em fevereiro – beneficiando os servidores públicos.