Turismo e Cultura - Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Autos Antigos atrai 470 mil pessoas para Águas de Lindoia

Um balanço das Secretarias de Turismo e de Trânsito e da Polícia Militar estima que o IV Encontro Brasileiro de Autos Antigos atraiu cerca de 470 mil pessoas para Águas de Lindoia nos quatro dias de evento. O número de turistas e visitantes que vieram para os quatro dias de evento é cerca de 25 vezes maior do que o de habitantes do município.

“O evento foi um sucesso, tanto em termos de público como também de visibilidade do município”, afirmou o Secretário de Turismo. Ainda de acordo com o balanço, o dia com maior número de visitantes foi o sábado, dia 22, quando cerca de 200 mil pessoas estiveram na cidade para o evento.

Além da avaliação da Polícia Militar, outro dado importante para a estimativa foi o número de veículos que a cidade recebeu. A Secretaria de Trânsito estima que mais de 100 mil veículos trafegaram pelo município desde a quinta-feira, dia 20. Somente no radar eletrônico instalado no Portal foram mais de 33 mil veículos. Outros acessos da cidade também registraram fluxo intenso, como as rotas alternativas da Ponte Nova e do Jaboticabal, além de veículos vindos de Minas Gerais pela MG 459.

Apesar do intenso fluxo de veículos na cidade, poucas ocorrências foram registradas pelos 15 agentes de trânsito espalhados por pontos estratégicos da cidade. A Secretaria de Trânsito não registrou acidentes na região central em áreas relacionadas ao evento. Os fiscais realizaram 40 autuações, todas por estacionamento em locais proibidos.

“O trabalho que realizamos durante o Autos Antigos ajudou a desafogar o trânsito no centro da cidade. Registramos menos tempo de trânsito totalmente parado e organizamos o fluxo de modo a dar mais segurança a motoristas e pedestres”, pontuou o secretário de trânsito. Ele afirmou que a secretaria trabalhou em conjunto com o DER/SP e com a Secretaria de Trânsito de Lindoia.

A prefeitura também monitorou reclamações de turistas, visitantes e moradores da cidade por meio das redes sociais. As principais queixas foram referentes ao número de banheiros disponibilizados e problemas no acesso a internet. Nestes dois pontos, a prefeitura já está planejando melhorias para os próximos eventos. “A prefeitura recebeu estas críticas e estamos direcionando todas elas dentro das respectivas secretarias para que possamos melhorar ainda mais a infraestrutura. Este foi o primeiro ano que estivemos à frente destes preparativos e já estamos estudando ações complementares para melhorar nossa acolhida aos turistas e também para os lindoienses”, disse o Assessor de Comunicação Social da Prefeitura.