Saúde - Sexta-feira, 05 de Maio de 2017

Secretaria de Saúde estende horário de atendimento para aplicar vacina contra a Febre Amarela

Cronograma prevê que cada unidade de saúde atenda em um dia específico da semana no período das 17h às 20h, sem que seja necessário realizar agendamento

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia divulgou nesta semana um cronograma especial para o atendimento de pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a Febre Amarela. Cada unidade de saúde ficará aberta entre 17h e 20h em um dia específico da semana para atender a população, especialmente as pessoas que trabalham no horário comercial. O atendimento será exclusivo para a campanha contra a Febre Amarela. A

Desde o dia 6 de abril, quando o município passou a ser classificado como área de recomendação para aplicação da dose da vacina, a prefeitura realizou ações principalmente nas áreas de zona rural próximas a divisas com outros municípios.

A procura nas unidades durante o horário normal continua a ser realizada com agendamento. Isto por que o frasco da vacina, depois de aberto, dura poucas horas e o atendimento agendado evita o desperdício das doses. Para tomar a dose é necessária a apresentação da carteira de vacinação e o cartão do SUS.

Segundo o cronograma, a unidade PSF III “José Egydio de Alvarenga Júnior”, localizada na Avenida das Nações Unidas, 1100, no centro da cidade, ficará aberta todas as segundas-feiras. Na terça-feira a vacinação no horário especial será feita no PSF II “Alexandre Gatolini”, na Rua Monteiro Lobato, 220, nas Casas Populares.

A unidade básica de saúde “Dr. Wilson Marcílio”, que fica na Rua das Rosas, 223, no bairro Bela Vista, atenderá a população sempre às quartas-feiras. Já as unidades “Lídia Maria de Godoi Rodrigues”, na Avenida Jaboticabal, no Bairro Francos, e o PSF I “Sétimo Formágio”, nas Casas Populares, prestarão atendimento às quintas-feiras.

Vacina contra a Gripe

Já a vacinação contra a gripe terá seu dia “D” no sábado, dia 13, quando as unidades de saúde irão funcionar das 8h ás 17h. O objetivo é vacinar cerca de 5,4 mil pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza (gripe). Neste dia, as pessoas também terão acesso à dose da vacina contra a Febre Amarela, além de poder receber atendimento do programa de Prevenção e Detecção Precoce ao Câncer Bucal.

Serão vacinadas pessoas com 60 anos de idade ou mais, gestantes, puérperas e crianças com idades entre seis meses e cinco anos incompletos. Também no dia “D” deverão receber a vacina pessoas que pertencem aos grupos considerados prioritários e que ainda não tenham recebido a dose e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais segundo orientação do Ministério da Saúde.

A vacina contra a gripe não deve ser aplicada em pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves, devendo aguardar a melhora clínica para a aplicação. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.