Saúde - Sexta-feira, 26 de Maio de 2017

Programa vai realizar exames de mamografia gratuitamente em Águas de Lindoia

Carreta do programa “Mulheres de Peito” vai atender mulheres com idade acima de 35 anos em frente ao Umuarama entre os dias 31 de maio e 01 de julho

O principal programa de prevenção ao câncer de mama no estado de São Paulo vai atender as mulheres lindoienses gratuitamente durante um mês. A carreta do Programa “Mulheres de Peito” tem capacidade de realizar 275 exames por semana e estará em Águas de Lindoia entre os dias 31 de maio e 01 de julho.

Para o prefeito, o volume de exames que deverão ser realizados durante este período vai ajudar a garantir agilidade no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama. “Esta é uma importante ação de prevenção à saúde da mulher que conseguimos trazer para Águas de Lindoia, por meio de uma parceria com o Governo do Estado. Com isso, poderemos avançar em nosso programa de prevenção ao câncer de mama e garantir mais agilidade para quem espera por este exame”, comemorou o prefeito.

A unidade deverá permanecer em frente ao Centro Cultural Umuarama, atendendo as pacientes de segunda a sábado. Nos dias úteis, o horário de atendimento será das 9h às 18h, enquanto aos sábados será das 8h às 12h. Mulheres a partir de 35 anos poderão agendar o atendimento. Para isso, é necessário apresentar o RG, o cartão do SUS e o pedido médico. Pacientes com idade acima de 50 anos não precisam apresentar a requisição médica para realizar o exame. Os interessados poderão entrar em contato com a secretaria de saúde do município pelo telefone 3824 1409 para saber mais detalhes sobre o atendimento.

Mulheres de Peito

O programa “Mulheres de Peito” é uma iniciativa do Governo do Estado que tem por objetivo promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico precoce, tratar eventuais lesões e reabilitar as pacientes.

A carreta está equipada com um mamógrafo e um aparelho de ultrassom, além de equipamentos de informática e de satélite para comunicação. Uma equipe composta por técnicos radiologistas, um médico especializado em ultrassonografia, enfermeiro e equipe administrativa.

A secretaria de saúde de Águas de Lindoia reitera que, mesmo com o atendimento e os exames de mamografia, as pacientes devem continuar a realizar o autoexame das mamas, como forma de ajudar no diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura.