Saúde - Quinta-feira, 22 de Junho de 2017

Exames de mamografia poderão ser realizados gratuitamente até dia 12 de julho

Problemas técnicos que impediram o atendimento nos primeiros dias ja foram solucionados e exames voltaram a ser realizados normalmente. Prorrogação solicitada pela prefeitura garante atendimento às mulheres lindoienses

A carreta do programa “Mulheres de Peito” da Secretaria Estadual de Saúde ficará até o dia 12 de julho atendendo as mulheres lindoienses. A prorrogação acontece atendendo pedido da Prefeitura Municipal, já que problemas técnicos impediram a realização dos exames até a semana passada. Com a vinda de técnicos ao local e a troca de equipamentos, a carreta agora trabalha com a sua capacidade normal atendendo cerca de 50 mulheres gratuitamente todos os dias.

“Solicitamos a prorrogação da permanência da carreta na cidade para que possamos manter a meta de atendimentos. Este é um serviço muito importante para a prevenção do câncer e esta parceria com o governo do estado está sendo fundamental para garantir os exames para as lindoienses”, afirmou o prefeito.

A unidade está instalada em frente ao Centro Cultural Umuarama, atendendo as pacientes de segunda a sábado. Nos dias úteis, o horário de atendimento será das 9h às 18h, enquanto aos sábados será das 8h às 12h. Mulheres a partir de 35 anos poderão agendar o atendimento no local.

Para isso, é necessário apresentar o RG, o cartão do SUS e o pedido médico. Pacientes com idade acima de 50 anos não precisam apresentar a requisição médica para realizar o exame. Os interessados poderão entrar em contato com a secretaria de saúde do município pelo telefone 3824 1409 para saber mais detalhes sobre o atendimento.

Mulheres de Peito

O programa “Mulheres de Peito” é uma iniciativa do Governo do Estado que tem por objetivo promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico precoce, tratar eventuais lesões e reabilitar as pacientes.

A carreta está equipada com um mamógrafo e um aparelho de ultrassom, além de equipamentos de informática e de satélite para comunicação. Uma equipe composta por técnicos radiologistas, um médico especializado em ultrassonografia, enfermeiro e equipe administrativa.

A secretaria de saúde de Águas de Lindoia reitera que, mesmo com o atendimento e os exames de mamografia, as pacientes devem continuar a realizar o autoexame das mamas, como forma de ajudar no diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura.