Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Águas de Lindóia, terça-feira, 07 de dezembro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Em virtude do COVID-19 o horário está restrito das 08:00hr às 12:00hr.

Terç
07/12
Predomínio de Sol
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
14.0
Quar
08/12
Predomínio de Sol
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
14.0
Quin
09/12
Predomínio de Sol
Máx 30 °C
Min 15 °C
Índice UV
14.0
Sext
10/12
Predomínio de Sol
Máx 32 °C
Min 15 °C
Índice UV
14.0

SAAE Ambiental - Quinta-feira, 09 de Março de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura assina ordem de serviço para construção da ETE Pelado

Prefeitura assina ordem de serviço para construção da ETE Pelado


Prefeitura assina ordem de serviço para construção da ETE Pelado

Operários iniciaram nesta semana a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Pelado, próximo à divisa com Monte Sião (MG). Com um investimento de R$ 6 milhões, a estação será responsável pelo tratamento do esgoto de bairros da região norte da cidade, como Vale das Águas, Francos e Jardim Europa. O prazo estimado para o término da obra é de 18 meses.

 

Nesta semana foram instalados os tapumes e equipamentos para ligações de energia elétrica e água. A previsão é de que a terraplanagem comece a ser realizada já na próxima semana, caso a chuva cesse e o clima permaneça seco. “Esta obra é muito importante para a melhoria na qualidade de vida dos lindoienses, além de garantir um avanço na questão ambiental. Águas de Lindoia tem um patrimônio ambiental que precisa ser preservado e esta estação é mais uma ação no sentido de proteger o meio ambiente”, disse o prefeito.

 

O presidente do Saae Ambiental e vice-prefeito, destacou que a construção da estação vai melhorar também as condições de saúde da população. “O tratamento de esgoto reduz a poluição em nossos rios e ribeirões e vai ter um impacto direto na saúde da nossa população”, garantiu.

 

Com a nova estação Águas de Lindoia vai tratar 100% do esgoto produzido na zona urbana do município. A ETE Pelado terá um reator capaz de tratar 20 litros de água por segundo através de quatro processos, incluindo o tratamento do Biogás derivado, similar ao que já é realizado na ETE Moreiras, que foi colocada em operação há cerca de 15 dias pelo Saae Ambiental. O engenheiro da empresa, Mário Labegalini, afirma que a eficiência de tratamento da nova estação será de 90%, sendo que o lodo proveniente do processo será depositado em leito de secagem e depois enviado para aterros sanitários, dando destinação correta ao rejeito.

 

A licença ambiental junto à Cetesb necessária para a obra foi renovada até outubro de 2019. O órgão também autorizou a supressão vegetal necessária. “Apenas três árvores serão cortadas, ou seja, o impacto ambiental é mínimo”, garantiu Mário Labegalini. A supressão será necessária para a construção de um emissário com cerca de 500 metros que ligará o ponto onde hoje o esgoto é despejado no ribeirão até a nova estação de tratamento.

 

Reorganizando os serviços

 

Esta é mais uma ação realizada pela nova administração do Saae Ambiental em apenas 60 dias à frente da empresa. Em janeiro, a autarquia municipal retomou as operações da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro Jaboticabal, interrompidas no final de dezembro devido à quebra de dois dos quatro blocos que auxiliam na lavagem dos filtros. A ETA do Jaboticabal abastece as residências e comércios dos bairros Jaboticabal, Casas Populares, Jardim Lázari e Jardim Maria Andrade. Por dia, a estação trata cerca de 1,4 milhão de litros de água.

 

Outra ação importante o início efetivo das operações na ETE dos Moreiras, que chegou a ser inaugurada no ano passado mas não pode iniciar o tratamento de esgoto devido a falta de uma estação de gradeamento grosso, não prevista no projeto inicial da obra. O funcionamento da ETE Moreiras fez com que o tratamento de esgoto no município saltasse de 35% para 65%.

 

Por Departamento de Imprensa

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Águas de Lindóia Balneário Municipal

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.