Águas de Lindóia, Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Projeto Sala Verde leva o tema do descarte do lixo às salas de aula

Alunos que estudam no oitavo ano da Escola Municipal Comendador Pedro Facchini participaram nesta segunda-feira, dia 27, do Projeto Sala Verde, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente. O projeto trabalha temas relacionados à preservação ambiental com alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental de escolas das redes municipais e estaduais de Águas de Lindoia. A cada mês, um tema diferente é abordado com os alunos.

O tema escolhido pela secretaria para este mês é “Lixo: a importância do descarte correto” apresentando aos alunos uma leitura sobre os impactos ambientais nesta questão. “Escolhemos este tema por que ele é extremamente importante para a cidade, que tem uma natureza exuberante e que precisa ser preservada. Além do fato de que o lixo descartado incorretamente pode causar danos à saúde”, destacou o secretário.

Na palestra ministrada pela gestora ambiental da secretaria, Carolina Milhorini, e pela médica veterinária Regina Carletti, os alunos aprenderam sobre o processo de decomposição do lixo, a importância da reciclagem e conceitos importantes relacionados ao consumo sustentável, a reutilização de materiais e a reciclagem.

As consequências do descarte inadequado do lixo também foram abordadas durante o encontro com os alunos, como o aumento de animais peçonhentos e transmissores de doenças. Um vídeo apresentou informações sobre pragas urbanas que se alimentam do lixo acumulado em áreas urbanas e as principais doenças que podem ser transmitidas.

“A ideia do projeto é trabalhar com os alunos e conscientizá-los, não apenas por que são o futuro, mas também por que são agentes replicadores deste conteúdo em suas casas e acabam por cobrar uma atitude positiva no ambiente familiar”, ressaltou o secretário.

O projeto vai tratar do tema durante os próximos dias. A palestra para alunos da Escola Municipal Luiz Barbosa já está agendada para esta sexta-feira, dia 31. A equipe também deve visitar as escolas estaduais Vicente Rizzo e Dr. Francisco Tozzi em datas que ainda serão agendadas com as respectivas diretorias.