BOA NOITE ÁGUAS DE LINDÓIA, 17 de agosto de 2017

Águas de Lindóia
Quin
17/08
21 °C
12 °C
Índice UV
7.0
Sext
18/08
25 °C
13 °C
Índice UV
7.0
Sáb
19/08
26 °C
16 °C
Índice UV
7.0
Domi
20/08
27 °C
13 °C
Índice UV
7.0
Notícia

Educação - Quarta-feira, 05 de Abril de 2017



Ação pretende trabalhar o tema “paz” em salas de aula e envolver a sociedade lindoiense


Ação pretende trabalhar o tema “paz” em salas de aula e envolver a sociedade lindoiense

Projeto “Você e a Paz” quer estimular ideais de não-violência e o resgate da dignidade humana com ação social, palestras e ato ecumênico

 

Inspirados em movimentos realizados em todo o mundo, a Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia vai promover o projeto “Você e a Paz”. A iniciativa partiu do Grupo Amigos da Água e do Grupo Ambientalista Ipê Amarelo (Gaia) e foi adotada pela administração. O projeto deve ter seu ápice no dia 24 de setembro, quando um grande ato conjunto vai marcar o Dia da Paz no município.

 

Com vários eventos e trabalhos programados para os próximos meses, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai desenvolver várias atividades pedagógicas junto aos alunos da rede municipal, da creche ao nono ano do ensino fundamental. Professores já começaram a estudar e se preparar para apresentar o tema em sala de aula e em oficinas temáticas. Na Escola Municipal Ivan Galvão de França, no Jaboticabal, professores já participaram de uma oficina preparatória sobre o tema.

 

No dia 1º de maio, às 19h, acontecerá um sarau com o tema, realizado pelos idealizadores e pela prefeitura no Centro de Convenções do Hotel Vacance. Com muita dança, música e poesia, os participantes irão apresentar trabalhos referentes ao tema. Está prevista a participação da escritora brasileira e Embaixadora da Paz pelo Círculo Universal dos Embaixadores da Paz França-Suíça, Alexandra Magalhães Zeiner. Ela reside em Augsburg, cidade a cerca de 80 km de Munique, na Alemanha, onde atua como ativista cultural e curadora de eventos que promovem a arte e a cultura brasileira.

 

No dia 24 de setembro, após todo o trabalho em sala de aula, a proposta é levar o tema para um grande evento na Praça Adhemar de Barros. “Todas as secretarias vão participar e a ideia para este evento é envolver toda a sociedade, como comércio, empresas, hotéis, veículos de comunicação, entidades assistenciais e demais instituições públicas”, conta a secretária de educação, Creusa Mazarin.

 

Neste dia o planejamento prevê ações voltadas à saúde – como aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientações às gestantes, por exemplo – atividades físicas, apresentações culturais, palestras e culto ecumênico. “A proposta é que o encerramento de todo este trabalho seja com ideais de não-violência e resgate da dignidade humana, com toda a comunidade tendo acesso a serviços, cultura e momentos de reflexão e paz.

 

Histórico

 

Em 30 de setembro de 1981, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 21 de setembro como Dia Internacional da Paz. Deste então a ONU tem celebrado este dia de modo a estimular ações em favor da paz. A comemoração da data tem como objetivo a sensibilização sobre o tema, fazendo com que as pessoas compreendam a necessidade de promover o fim de conflitos entre os povos e ampliar os olhares em relação ao conceito de paz.

 

No Brasil, algumas iniciativas destacam-se, como o Movimento Você e a Paz, iniciado por Divaldo Pereira Franco, em Salvador (BA), no fim da década de 90. Anualmente, o movimento promove um encontro ecumênico entre praticantes de religiões como católicos, espíritas e evangélicos.

Águas de Lindoia já possui iniciativa como esta. O Grupo Amigos da Água iniciou o Movimento de Gratidão pela Água em 2013, criando uma data para esta ação. O dia promove um encontro ecumênico valorizando o efeito curativo da água no município e o sentimento de Paz. Agora, a ideia é unir os movimentos (Gratidão e o Você e a Paz) como uma forma de aprofundar o trabalho de valorização e sensibilização das pessoas, expandindo conceitos como amor, respeito e solidariedade.


FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (19) 3924-9300
DIRETORIA DE TURISMO
  • (19) 3924-9300
BÁLNEARIO MUNICIPAL
  • (19) 3924-9222

Ver todos os telefones

Águas de Lindóia

Rua Profª Carolina Froes, nº 321, Centro
Águas de Lindóia / SP - CEP 13940-000

Fone: (19) 3924-9300

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Subsídio para estudantes:

Veja a relação de documentos necessários para o cadastro no link: Click aqui.