Turismo e Cultura - Quinta-feira, 06 de Abril de 2017

Secretaria de Turismo participará de workshop de desenvolvimento estratégico na Aprecesp

Com o objetivo de estruturar estratégias de médio e longo prazos para o desenvolvimento do Turismo no município, o secretário e a diretora da pasta, bem como o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur) e profissionais das áreas administrativa e de comunicação da prefeitura, participarão do Projeto Aprecesp 2017. Com um calendário de cinco encontros que acontecerão até agosto, o projeto vai apresentar workshops para o Desenvolvimento Estratégico do Turismo para o município, tendo como promotora a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo.

“Será uma ótima oportunidade para ampliar o conhecimento e organizar nossas ações estratégicas para resgatar e desenvolver o setor em Águas de Lindoia”, avalia o Secretário de Turismo. Ainda de acordo com ele, o conteúdo do projeto é fundamental para estruturar ações de marketing para a Capital Termal do Brasil.

Os temas têm como base a organização e o planejamento estratégico para o segmento. O curso terá cinco eixos temáticos: Análise de Cenário Atual; Governança integrada e compartilhada para desenvolver e potencializar os recursos locais; Tendências e planejamento para definição de parâmetros e projetos estratégicos; Confecção do Plano Plurianual Governamental; e o Investimento e Promoção do destino turístico.

Mudança

A organização estratégica da Secretaria de Turismo é prioridade para o município. Neste ano, com a nova classificação das estâncias e dos municípios de interesse turístico adotadas pelo governo estadual, três dos setenta municípios que possuem a categoria de estância devem perder o status, dando lugar a três dos 140 municípios classificados com de interesse do turismo.

O ranqueamento é realizado a cada três anos, seguindo principalmente os critérios de fluxo turístico permanente, atrativos turísticos ofertados e os equipamentos e serviços disponíveis. Para isso, a secretaria de turismo de Águas de Lindoia já está atenta ao cumprimento dos requisitos legais para permanecer na qualificação de estância e continuar a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos pelo governo estadual.