.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Turismo e Cultura - Segunda-feira, 10 de Abril de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura quer criar Museu histórico e sobre o termalismo

Prefeitura quer criar Museu histórico e sobre o termalismo


Prefeitura quer criar Museu histórico e sobre o termalismo

Uma comissão criada pela Prefeitura Municipal está discutindo a criação de um Museu para Águas de Lindoia. Até hoje, o município não possui um espaço especialmente destinado para abrigar acervo histórico de modo a transmitir o conhecimento sobre o passado da cidade para as gerações futuras. A comissão discute a criação de um espaço para abrigar um museu histórico e um museu temático sobre o termalismo. Uma reunião foi realizada na tarde da última sexta-feira, dia 7, onde participaram o secretário de turismo, o diretor de cultura, o Diretor do Balenário, o responsável pelo setor de planejamento e Claudio Tozzi e Rogério Rizzo, bisnetos do fundador do município, Dr. Francisco Tozzi.

 

Um dos locais que podem abrigar o Museu seria justamente o Balneário Municipal. Atualmente, o prédio possui uma estrutura que abrigava uma feira e que se encontra desativada. Segundo uma primeira análise, o espaço poderia ser reformado para abrigar o Museu Histórico do Município, o Museu sobre a água e o termalismo, além de um espaço destinado a contar a história da Revolução Constitucionalista de 1932. Durante a reunião foi estabelecido um planejamento com ações no sentido de estrutura o projeto para pleitear recursos nas esferas estadual e federal. “Esta é uma forma de aliarmos o resgate da nossa vocação para o Termalismo dentro do balneário e criarmos um espaço para abrigar a história da cidade”, afirma o prefeito.

 

Segundo o diretor de cultura o município possui um projeto desenvolvido pela museóloga Carolina Vasconcelos, porém, até este ano a prefeitura não realizou nenhuma ação no sentido de viabilizar a criação de um museu. “Queremos ver este estudo e convidar a museóloga para uma reunião, para que ela apresente o projeto. Podermos partir deste estudo, atualiza-lo, e utiliza-lo como base para este projeto para sair em busca de financiamento”, conta Renan.

 

Para o secretário de turismo, o fato de o novo museu poder estar integrado ao balneário pode contribuir para fortalecer a visitação turística no local. “Aproveitar o espaço que hoje está abandonado e torná-lo mais um atrativo para o turista que visita Águas de Lindoia é um dos nossos objetivos. Tenho certeza de que este espaço destinado a contar a rica história do município, aliado ao termalismo que é nossa vocação, vai se tornar um dos principais pontos turísticos de Águas de Lindoia”, acredita.

452 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.