BOA NOITE ÁGUAS DE LINDÓIA, 17 de agosto de 2017

Águas de Lindóia

Saúde - Terça-feira, 11 de Abril de 2017

Primeira etapa de vacinação contra a Febre Amarela imuniza mais de 700 pessoas em apenas um dia

Equipes da vigilância epidemiológica da Prefeitura de Águas de Lindoia trabalharam do início da manhã até a noite deste sábado, dia 9, na ação que objetiva imunizar a população residente em áreas rurais próximas às divisas com outros municípios contra a Febre Amarela. Ao todo, os 35 funcionários que participaram da ação aplicaram 730 doses da vacina.

Por ter sido classificado na última quinta-feira, dia 6, como área ampliada para vacinação pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, pela proximidade com municípios afetados pela doença, a vigilância epidemiológica desenvolveu uma estratégia para imunizar a população.

Neste primeiro momento, oito equipes volantes compostas por dois enfermeiros, assistente e motorista, realizaram visitas em casas, sítios e chácaras nos bairros Tanques, Pimentéis, Grotão, Palmeiras, Jaboticabal, Morro Pelado, Brejal e Barreiro de Cima. As equipes continuam o trabalho e irão completar a imunização no bairro do Jaboticabal e seguir para Moreiras e Barreiro, além de ampliar a oferta diária de vacinas por meio de agendamento nas cinco unidades de saúde do município.

O coordenador da vigilância epidemiológica, João Fred, afirmou que o setor está empenhado em imunizar toda a população. “A ação foi bem sucedida e contemplou todas as novas diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde”, afirmou o coordenador, que ressaltou que a vacinação só é realizada em pessoas que ainda não foram imunizadas contra a Febre Amarela, já que a vacina, após aplicada, deixa a pessoa protegida por toda a vida.

A secretária de saúde, Amaria Geciani de Godoi, afirmou que a prefeitura continua monitorando a situação nos municípios vizinhos e trabalhando para proteger a saúde dos lindoienses. Ela também agradeceu o empenho das equipes, que trabalharam até por volta das 19h no sábado. “Estes profissionais merecem nosso agradecimento, pois estão se dedicando muito nesta tarefa. Estão visitando cada porteira da nossa zona rural, cada casa, entrevistando as pessoas e vacinando para protegê-las. Um trabalho em equipe e que merece todo nosso reconhecimento”, afirmou.

A situação no momento

As autoridades de saúde do município continuam atentas e monitorando os sinais de alerta para a presença da doença no município. Até o momento não há registro de macacos mortos encontrados no município de Águas de Lindoia – um dos principais sinais que podem indicar a presença da doença.

A prefeitura está imunizando a população pelo sistema de agendamento nas unidades de saúde. Quem já foi imunizado no passado não precisa tomar outra dose.

A vacina não pode ser aplicada em gestantes, bebês com menos de nove meses, pessoas alérgicas a ovo e seus derivados e pessoas com problemas no sistema imunológico devido a doenças como câncer e Aids ou por tratamento. Pessoas com doenças autoimunes ou com mais de 60 anos de idade precisam passar por avaliação clínica antes de receber a dose, portanto, devem procurar orientação médica.

A população pode procurar orientação especializada nas unidades de saúde do município para esclarecer dúvidas e agendar a aplicação da vacina. O telefone da Secretaria Municipal de Saúde (3824 1409) também está disponível para esclarecimentos.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
DIRETORIA DE TURISMO
BÁLNEARIO MUNICIPAL

Ver todos os telefones

Águas de Lindóia

Rua Profª Carolina Froes, nº 321, Centro
Águas de Lindóia / SP - CEP 13940-000

Subsídio para estudantes:

Veja a relação de documentos necessários para o cadastro no link: Click aqui.