Esportes e Recreação - Quinta-feira, 25 de Maio de 2017

Dia do Desafio: Águas de Lindoia enfrenta Orotina, na Costa Rica

No próximo dia 31 de maio, a cidade de Águas de Lindoia vai intensificar as atividades físicas para o Dia do Desafio. A Secretaria de Esportes está preparando uma série de ações para marcar a data e vencer o confronto com a cidade costariquenha de Orotina, “rival” dos lindoienses nesta edição do evento mundial.

A secretaria pretende mobilizar todos os alunos das escolas municipais, além de realizar atividades em secretarias e no Paço Municipal. A programação deverá envolver também empresas, instituições do terceiro setor e até mesmo os hotéis. Ao longo do dia, a equipe da secretaria deve percorrer estes pontos e tentar mobilizar o maior número de pessoas possível para realizar 15 minutos de atividades físicas.

Para fechar, uma grande aula de Zumba deve agitar a Praça Padre Francisco Salvini, conhecida como “Praça do Forró”, no Bairro Bela Vista, a partir das 19h30.

O Dia do Desafio

Criado no Canadá, o Dia do Desafio é a maior campanha de incentivo a prática de atividades físicas e esportivas do planeta. O evento foi idealizado pela The Association for International Sport for All (Tafisa) nos anos 80 e propõe uma competição amigável entre pessoas, organizações e cidades. A ideia é fazer com que as pessoas pratiquem ao menos 15 minutos de atividades físicas, incentivando a prática regular em benefício da saúde.

O formato estimula uma espécie de competição entre cidades. Neste ano, Águas de Lindoia competirá contra a pequena cidade de Orotina, na Costa Rica. A cidade que conseguir mobilizar mais pessoas para a qualquer atividade física de 15 minutos, vence o Dia do Desafio.

Orotina

A pequena cidade de Orotina fica a pouco mais de 50 km da capital da Costa Rica, San José, e segundo dados oficiais tem cerca de 15,7 mil habitantes. O nome da cidade deriva de um monarca indígena, o rei Gurutina u Orotina, que viveu no século XVI. A cidade tem por característica a produção de frutas e, por ter um clima agradável, é destino de milhares de famílias nas férias. A cidade também é conhecida pela sua banda musical, composta por cerca de 200 integrantes.