Águas de Lindóia, sexta-feira, 21 de janeiro de 2022 Telefone (19) 3924-9300

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 05 de Junho de 2017

Ponto de Coleta de Lixo Eletrônico já está em funcionamento

Foi aberto oficialmente nesta segunda-feira, dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ponto de Coleta de Resíduos Eletrônicos. Localizado na Rua Guilherme Avelar, próximo ao número 300, no Jardim Lázari, o ponto poderá receber descarte de placas de computador, teclados, câmeras digitais, aparelhos de som, televisores e outros equipamentos eletroeletrônicos, com a garantia de uma destinação correta, evitando que os elementos químicos presentes possam contaminar áreas verdes do município. O secretário de Meio Ambiente esteve no local finalizando os preparativos.

“Este vai ser um local importante para a nossa estratégia de coleta de resíduos e uma ação importante para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os equipamentos que até hoje eram descartados incorretamente contaminando a natureza agora têm um local específico para a sua correta destinação”, afirmou o secretário.

O espaço vai funcionar de segunda à quinta-feira, das 8h às 15h e às sextas, das 8h às 12h. No ponto de coleta, a secretaria fará uma triagem inicial e a armazenagem provisória dos equipamentos, que serão encaminhados para um serviço de separação e triagem de materiais em Itapira (SP), que vai dar a cada tipo de material a sua correta destinação.

O projeto também prevê uma parceria com as empresas que comercializam este tipo de equipamentos e que são legalmente obrigadas a realizar a chamada “logística reversa”, que é o recolhimento e destinação de equipamentos considerados inservíveis e que são descartados pelos usuários. “Podemos colaborar para que este procedimento seja efetivamente realizado no município, evitando descarte no meio ambiente”, afirmou o secretário.