Águas de Lindóia, Sexta-feira, 05 de Junho de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Turismo e Cultura - Quarta-feira, 07 de Junho de 2017

Audiência Pública define pontos do Plano de Diretor de Turismo

Cerca de 60 pessoas participaram da audiência pública convocada pela Prefeitura e realizada na tarde desta terça-feira, dia 06, na Câmara Municipal. O objetivo da audiência foi definir junto com a população pontos importantes para a criação do Plano Diretor de Turismo do município.

O prefeito, o vice-prefeito, o secretário de Turismo e o presidente da Câmara participaram do evento. Também estiveram presentes vereadores, diretores e filiados das associações comercial e dos hoteleiros, membros do Conselho Municipal de Turismo, Secretários Municipais e cidadãos não ligados diretamente a instituições. Todos acompanharam a explanação dos técnicos e puderam votar na audiência.

Um dos pontos definidos foi os dos segmentos de turismo nos quais o município deve focar nos próximos anos. Das 11 opções possíveis, as três mais votadas, pela ordem, foram o Turismo de Saúde, que trabalha as questões relativas ao Termalismo como atrativo turístico; o Turismo de Negócios e Eventos, ligado a atração de convenções e eventos culturais ou empresariais; e o Ecoturismo, segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista. Também foram votados o Turismo Rural, de Esportes e de Aventura.

Os participantes também ajudaram a definir as prioridades de ações em 13 eixos temáticos: Infraestrutura, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento (Pesquisa), Economia, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais. No total, 59 ações foram classificadas de acordo com a necessidade e urgência. A maioria das ações, principalmente as relativas a infraestrutura e que demandam tempo de planejamento e execução, foram categorizadas como sendo importantes no médio e longo prazos.

“Esta audiência é fundamental para realizar um diagnóstico do setor e definir as prioridades do turismo em conjunto com a classe empresarial e com a população. Estamos criando as bases técnicas para retomar o desenvolvimento do turismo em Águas de Lindoia”, afirmou o secretário de turismo, que trabalha para fazer com que a cidade cumpra todos os requisitos da Lei Complementar 1.261/15, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico no Estado de São Paulo.

Segundo esta lei, as estâncias serão classificadas e as três cidades com menor pontuação perderão a qualificação de estância e passarão a ser identificadas como Município de Interesse Turístico (MIT), o que pode acarretar queda no volume de recursos disponibilizados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) e em programas dos governos estadual e federal.