.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Turismo e Cultura - Quarta-feira, 07 de Junho de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Audiência Pública define pontos do Plano de Diretor de Turismo

Audiência Pública define pontos do Plano de Diretor de Turismo


Audiência Pública define pontos do Plano de Diretor de Turismo

Cerca de 60 pessoas participaram da audiência pública convocada pela Prefeitura e realizada na tarde desta terça-feira, dia 06, na Câmara Municipal. O objetivo da audiência foi definir junto com a população pontos importantes para a criação do Plano Diretor de Turismo do município.

 

O prefeito, o vice-prefeito, o secretário de Turismo e o presidente da Câmara participaram do evento. Também estiveram presentes vereadores, diretores e filiados das associações comercial e dos hoteleiros, membros do Conselho Municipal de Turismo, Secretários Municipais e cidadãos não ligados diretamente a instituições. Todos acompanharam a explanação dos técnicos e puderam votar na audiência.

 

Um dos pontos definidos foi os dos segmentos de turismo nos quais o município deve focar nos próximos anos. Das 11 opções possíveis, as três mais votadas, pela ordem, foram o Turismo de Saúde, que trabalha as questões relativas ao Termalismo como atrativo turístico; o Turismo de Negócios e Eventos, ligado a atração de convenções e eventos culturais ou empresariais; e o Ecoturismo, segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista. Também foram votados o Turismo Rural, de Esportes e de Aventura.

 

Os participantes também ajudaram a definir as prioridades de ações em 13 eixos temáticos: Infraestrutura, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento (Pesquisa), Economia, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais. No total, 59 ações foram classificadas de acordo com a necessidade e urgência. A maioria das ações, principalmente as relativas a infraestrutura e que demandam tempo de planejamento e execução, foram categorizadas como sendo importantes no médio e longo prazos.

 

“Esta audiência é fundamental para realizar um diagnóstico do setor e definir as prioridades do turismo em conjunto com a classe empresarial e com a população. Estamos criando as bases técnicas para retomar o desenvolvimento do turismo em Águas de Lindoia”, afirmou o secretário de turismo, que trabalha para fazer com que a cidade cumpra todos os requisitos da Lei Complementar 1.261/15, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico no Estado de São Paulo.

 

Segundo esta lei, as estâncias serão classificadas e as três cidades com menor pontuação perderão a qualificação de estância e passarão a ser identificadas como Município de Interesse Turístico (MIT), o que pode acarretar queda no volume de recursos disponibilizados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) e em programas dos governos estadual e federal.

391 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.