Obras - Quarta-feira, 19 de Julho de 2017

ETE Pelado: operários concluem obra de emissário de esgoto

A empresa responsável pela construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Pelado anunciou nesta semana a conclusão da obra do emissário que vai direcionar o efluente coletado nas residências para a estação. Com um investimento de R$ 6 milhões, a ETE será responsável pelo tratamento do esgoto de bairros da região norte da cidade, como Vale das Águas, Francos e Jardim Europa. A estimativa é de que a obra esteja concluída até setembro de 2018.

Outro fato importante na obra foi o estágio avançado da primeira fase. A maior parte da fundação do prédio já foi concluída pela empresa. Na última terça-feira, dia 18, o prefeito esteve visitando a obra. “É um grande avanço para nosso município. A nova estação de tratamento vai ser um importante passo para melhorarmos a qualidade de vida da nossa população e para o cuidado adequado ao meio ambiente, em especial à água, nossa maior riqueza natural”, comemorou o prefeito.

Com a nova estação Águas de Lindoia vai tratar aproximadamente 95% do esgoto produzido na zona urbana do município. A ETE Pelado terá um reator capaz de tratar 20 litros de água por segundo através de quatro processos, incluindo o tratamento do Biogás derivado, tendo eficiência superior a 90%. Além disso, o lodo proveniente do processo será depositado em leito de secagem que será especialmente construído e depois enviado para aterros sanitários, dando destinação correta ao rejeito.

O Saae Ambiental

A construção da nova ETE é uma das principais ações da companhia, que desde janeiro está reorganizando todos os serviços prestados à população. Em janeiro, a autarquia municipal retomou as operações da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro Jaboticabal, interrompidas no final de dezembro devido à quebra de dois dos quatro blocos que auxiliam na lavagem dos filtros. A ETA do Jaboticabal abastece as residências e comércios dos bairros Jaboticabal, Casas Populares, Jardim Lázari e Jardim Maria Andrade. Por dia, a estação trata cerca de 1,4 milhão de litros de água.

Outra ação importante o início efetivo das operações na ETE dos Moreiras, que chegou a ser inaugurada no ano passado, mas não pode iniciar o tratamento de esgoto devido a falta de uma estação de gradeamento grosso, não prevista no projeto inicial da obra. A construção do equipamento foi feita pelo Saae e a estação foi, enfim, colocada em operação. O início do funcionamento da ETE Moreiras fez com que o tratamento de esgoto no município saltasse de 35% para 65%.