Saúde - Terça-feira, 15 de Agosto de 2017

Campanha contra a Raiva deve vacinar mais de 4,5 mil cães e gatos em Águas de Lindoia

A Campanha de Vacinação de cães e gatos contra a Raiva em Águas de Lindoia será realizada no próximo dia 26 em vários pontos da cidade. A campanha é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e tem como meta a imunização de 3,6 mil cães e 900 gatos, o que corresponde a 80% da população de caninos e felinos da cidade. A ação se repetirá no dia 2 de setembro, desta vez com cronograma específico para a zona rural e bairros que não foram contempladas na primeira etapa.

A alta taxa de cobertura vacinal é uma das estratégias para que se evite a difusão do vírus da raiva entre animais de estimação. A vacina estará disponível para todos os animais a partir de três meses de idade. As fêmeas que estão grávidas ou amamentando também podem e devem ser vacinadas.

A vacina fornecida pelo Ministério da Saúde para este ano é de cultivo celular tem características que protegem mais o animal e que causam menos efeitos colaterais. Ela utiliza a mesma tecnologia das vacinas éticas administradas em clínicas veterinárias.  Nos últimos anos não foram registradas reações adversas graves ou mesmo morte de animais associadas à vacina contra a Raiva utilizada na Campanha em Águas de Lindóia.

A Vigilância Epidemiológica, responsável pela campanha, afirma que para garantir uma vacinação de qualidade, não serão fornecidas doses de vacinas para que as pessoas levarem para casa. Isso por que a vacina deve ser conservada ente 2 e 8 ºC. “Com temperaturas maiores ou menores ela perde qualidade e compromete a proteção de seu pet”, explica João Fred, um dos responsáveis pela campanha.

Para tanto, cada equipe contará com um profissional de enfermagem para controlar a temperatura das doses, que estarão acondicionadas em caixas plásticas térmicas com termômetro digital. Serão também utilizadas agulhas e seringas descartáveis para cada animal vacinado.

Orientações

A equipe responsável pela imunização orienta a população sobre detalhes da campanha. A orientação é para que os animais sejam levados até os pontos de vacinação por adultos ou pessoas que possam segurá-los durante a aplicação da dose. Também é solicitado que as crianças não venham desacompanhadas até os locais de vacinação.

Para os cães, a orientação é a condução com a coleira e guia, enquanto que para os gatos, o melhor meio é utilizar sacolas ou sacos de estopa, facilitando a vacinação e diminui o risco de acidentes ou fugas. Animais de comportamento agressivo devem vir também contidos por focinheira.

Quem tiver a carteirinha de vacinação animal fornecida em anos anteriores deve levá-la para atualização. Esta carteirinha é um documento que comprova que seu cão ou gato foi vacinado contra a Raiva. Somente cães e gatos serão vacinados, já que a vacina não é apropriada para animais de outras espécies. Para mais informações e dúvidas a Secretaria de Saúde atenderá pelo telefone 3824 1409. No dia da Campanha, haverá plantão para dúvidas ou solicitações pelo telefone 3824 5971.

Relação de postos fixos – vacinação no dia 26 de agosto:

Bairro Porfírios (casa a casa)                                                08:00 às 11:30

Bairro Jardim Europa (casa a casa)                                      13:00 às 16:30

Bairro dos Francos (Praça)                                                   08:00 às 11:30

Bairro do Jaboticabal (Venda do bairro)                                13:00 às 16:30

Bairro Casas Populares (PSF I II- Alexandre Gatolini)         08:00 às 16:30

Bairro Bela Vista (Igreja)                                                       08:00 às 16:30

Bairro Assumpção Netto - (casa a casa Morro Cruzeiro)     08:00 às 11:30

Bairro Assumpção Netto (Pingo Bravo)                                13:00 às 16:30

Bairro Centro (PSF III- Dr. José Egidio de Alvarenga Jr. –

em frente à rodoviária )                                                         08:00 às 16:30

Unidades volantes - vacinação no dia 02 de setembro: