Saúde - Segunda-feira, 04 de Setembro de 2017

Campanha de vacinação contra a raiva imuniza 4,3 mil animais

O balanço final divulgado pela Secretaria de Saúde aponta que Águas de Lindoia ficou próxima da meta estabelecida para vacinação de cães e gatos contra a raiva. A equipe composta pela Vigilância em Saúde, profissionais da saúde e do meio ambiente vacinou 3438 cães e 940 gatos, totalizando 4378 animais. A meta era vacinar 4,5 mil animais.

No último sábado, durante a segunda e última etapa da campanha, foram vacinados 1482 animais. Dez equipes volantes percorreram os bairros Tanques, Grotão, Palmeiras, Barreiro, Pimentéis, Jardim dos Pássaros, Parque das Fontes, Vila Morangão, Brejal, Jardim Alpino, Jardim Mirante, Bela Vista, Meridien, Moreiras, Francos, Morro Pelado e Jardim do Lago. Um posto fixo de vacinação foi montado no PSF III e recebeu animais durante todo o dia.

A alta taxa de cobertura vacinal é uma das estratégias para que se evite a difusão do vírus da raiva entre animais de estimação. Foram vacinados animais a partir de três meses de idade.

A vacina que foi fornecida pelo Ministério da Saúde para esta campanha é de cultivo celular tem características que protegem mais o animal e que causam menos efeitos colaterais. Ela utiliza a mesma tecnologia das vacinas éticas administradas em clínicas veterinárias. Nos últimos anos não foram registradas reações adversas graves ou mesmo morte de animais associadas à vacina contra a Raiva utilizada na Campanha em Águas de Lindóia.