Saúde - Sexta-feira, 15 de Setembro de 2017

Prefeitura reorganiza logística para transporte de pacientes e custo cai 71% em comparação com 2016

Rotas e número de pacientes atendidos pela prefeitura continuam iguais. Reorganização no agendamento e na contratação de empresas terceirizadas fez o custo cair de R$ 660 mil para R$ 191 mil na comparação entre janeiro e agosto de 2016 e 2017

Números da Secretaria de Fazenda apontam uma redução de 71% no valor pago pela Prefeitura de Águas de Lindoia para o serviço terceirizado de transporte de pacientes. Segundo os dados, entre janeiro e agosto do ano passado foram pagos R$ 663.232,90 para empresas de transporte de pacientes. No mesmo período deste ano, garantindo o transporte para todos os pacientes e mantendo as mesmas rotas, o valor pago caiu para R$ 191.400,00 – uma queda de 71,14%.

“O modo como o transporte era feito gerava um custo extremamente alto. O que fizemos foi reorganizar o serviço, reduzindo desperdícios e garantindo o atendimento para todos os lindoienses que têm tratamento agendado em outras cidades”, afirmou o prefeito Gil Helou (PDT).

Ainda de acordo com o prefeito, a administração mudou a forma pela qual o serviço é realizado. Antes, veículos pequenos faziam o transporte de poucos pacientes em várias viagens. Agora, com um sistema de logística mais apurado, os veículos atendem a um número maior de pacientes com o mesmo conforto e segurança. A perspectiva é que a prefeitura reduza o custo de transporte em mais de R$ 650 mil só neste ano.

“Aperfeiçoamos este processo de transporte, atendendo a mesma quantidade de pacientes, mas de forma mais inteligente. Desta forma, após reequilibrarmos as contas do município, pagarmos todos os fornecedores poderemos fazer novos investimentos em saúde no futuro. Por hora, a ação é importante para reorganizar o rombo financeiro que recebemos”, afirmou o prefeito.

Há pouco mais de um mês, outra mudança importante foi realizada pela secretaria. O agendamento passou a trabalhar com um prazo mais elástico. Pacientes precisam agendar o serviço com antecedência mínima de quatro dias, o que facilita o planejamento do setor de transporte e ajuda até a manter em alta o número de passageiros por viagem/veículo.

Por mês, mais de 1000 passageiros utilizam o sistema de transportes do município para realizar consultas, exames e tratamentos em nove cidades diferentes em um raio de 100 km de distância de Águas de Lindoia.

Para agendar o transporte, o paciente deve se dirigir diretamente ao setor de agendamento, que fica na Avenida das Nações Unidas, número 666, no centro da cidade. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. É necessário apresentar o encaminhamento para o exame ou consulta. Devido à necessidade de apresentação do encaminhamento, não são realizados agendamentos por telefone.

Diariamente, a secretaria de saúde realiza o transporte gratuito de pacientes que realizam exames, consultas e procedimentos médicos em unidades como os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME´s) de Atibaia e Amparo, nos Hospitais de Campinas (Unicamp, PUC, Ouro Verde, Boldrini e Mário Gatti), de São Paulo, Jundiaí, Sumaré, Santa Bárbara do Oeste, Guarulhos e Bragança Paulista.