BOA NOITE ÁGUAS DE LINDÓIA, 23 de outubro de 2017

Águas de Lindóia

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

Secretaria apura denúncia sobre desmatamento no Jd. Monte Alegre

Uma denúncia feita por uma internauta no perfil da Prefeitura de Águas de Lindoia no Facebook na manhã do último sábado, dia 16, foi imediatamente averiguada pela Secretaria de Meio Ambiente. O secretário e engenheiro agrônomo José Mauro Alvarenga esteve no local, que fica próximo ao Jardim Monte Alegre, acompanhado de um voluntário da Defesa Civil.

Segundo o relatório de vistoria, os servidores encontraram o proprietário no local. Eles constataram que estava sendo realizado o corte regular de Eucaliptos – espécie sem restrição de corte fora de Área de Preservação Ambiental (APP) – e a limpeza de uma área em que havia um velho cafezal. Os restos dos cortes dos pés de café ainda estavam no local. Não foi constatado dano à mata nativa próxima e nenhuma atividade considerada irregular. O proprietário informou que deve efetuar novo plantio de café ou mudar a cultura para espécies frutíferas”.

O Termo de Atividade Externa elaborado pela secretaria contém todas as imagens coletadas na área e que identificam as atividades que estavam sendo realizadas pelo proprietário. “Chegamos rapidamente e constatamos que não houve qualquer atividade irregular. As espécies nativas continuam preservadas dentro da propriedade e os eucaliptos cortados deverão ser utilizados para cercar a área”, afirmou o José Mauro.

Trabalho

Ao longo do ano de 2017 a Secretaria de Meio Ambiente já emitiu 60 notificações de irregularidades, sendo que cinco autuações foram consumadas. “Todas as denuncias são averiguadas e documentadas”, afirma o secretário.

Ainda de acordo com ele, a maioria das denúncias que chegam à Secretaria são muito genéricas, sem qualquer informação complementar sobre a situação de momento e que tipo de crime ambiental pode estar sendo cometido. “Muitas denúncias chegam apenas como uma suposição de que determinada área está sendo desmatada, até mesmo sem imagens, o que dificulta a identificação correta do local e o trabalho de fiscalização. E numa boa parte das averiguações que fazemos, acabamos constatando que se trata apenas de limpeza de área para plantio ou manejos que estão autorizados e são legais”, conta José Mauro.

Mesmo assim, o secretário reforça a necessidade desta parceria com a população e dá dicas sobre como proceder na hora de encaminhar as informações para a secretaria. “Imagens são importantes, pois ajudam a localizar a área e a compreender melhor a situação. Outro ponto importante é tentar identificar qual tipo de irregularidade está acontecendo, se é um desmatamento de área nativa, por exemplo. Quanto mais elementos a denúncia tiver mais objetivo fica o trabalho de fiscalização”, explica o secretário.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas para a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do telefone 3924 9319 nos dias úteis, durante o horário de expediente. Nos finais de semana, um dos canais que podem ser utilizados é a página da prefeitura no Facebook (www.facebook.com/prefeituradeaguasdelindoia). As informações dos  denunciantes são mantidas em absoluto sigilo.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
DIRETORIA DE TURISMO
BÁLNEARIO MUNICIPAL

Ver todos os telefones

Águas de Lindóia

Rua Profª Carolina Froes, nº 321, Centro
Águas de Lindóia / SP - CEP 13940-000

INFORMAÇÔES SOBRE O REFIS E CONCESSÂO DOS QUIOSQUES

Para saber mais sobre a concessão dos quiosques de Praça Adhemar de Barros clique aqui.

Para saber sobre Renegociação de Dívidas com a prefeitura clique aqui.