BOA NOITE ÁGUAS DE LINDÓIA, 21 de fevereiro de 2018

Águas de Lindóia
Quar
21/02
26 °C
19 °C
Índice UV
14.0
Quin
22/02
31 °C
18 °C
Índice UV
14.0
Sext
23/02
30 °C
17 °C
Índice UV
14.0
Sáb
24/02
30 °C
15 °C
Índice UV
14.0
Notícia

Educação - Terça-feira, 19 de Setembro de 2017



Evento pela Paz deve reunir cerca de 2 mil pessoas em Águas de Lindoia


Evento pela Paz deve reunir cerca de 2 mil pessoas em Águas de Lindoia

Semana da Paz será celebrada com inauguração de monumento, atrações culturais, ato ecumênico e serviços gratuitos para o público

O próximo domingo, dia 24, será marcado como o Dia da Paz para Águas de Lindoia. E para celebrar a data cerca de 2 mil pessoas devem participar ao longo do dia da programação organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Grupo Amigos da Água e o Grupo Ambientalista Ipê Amarelo (Gaia). Além de atrações culturais ligadas ao tema, o evento também prevê a inauguração de um monumento, plantio de mudas, a criação de uma “capsula do tempo”, além de diversos serviços ao público. O evento começa às 9h, na Praça da Paz, sendo que a parte ecumênica e cultural será realizada no Centro Umuarama.

A primeira ação será a inauguração de um monumento à paz idealizado pelo Grupo Ambientalista Ipê Amarelo (Gaia). A obra que será instalada na Praça da Paz representa o percurso de um rio que forma gotas de água que caem sobre a terra. Além das mudas de árvores que serão plantadas no entorno, o local também abrigará uma “capsula do tempo”, que vai conter jornais impressos do dia, fotos da cidade, o protocolo do evento e a cópia da lei que criou a semana da paz. A previsão é de que a cápsula seja desenterrada apenas no ano de 2117. “A capsula será um símbolo de esperança e vai preservar este momento histórico para cidade, deixando para as gerações futuras o significado deste evento”, conta o secretário de educação, Edson Shibuta.

Após a solenidade, os participantes saem em caminhada pela praça, se dirigindo até o Centro Umuarama. Lá está prevista a apresentação de Dança Circular, que será realizada pela bailarina e coreógrafa Elizabeth Lima Mastre. Em seguida, a prefeitura vai disponibilizar serviços gratuitos para a população, como corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho, aferição de pressão arterial e orientações sobre saúde e qualidade de vida. Os serviços serão organizados pelas Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, em parceria com o Rotary Club.

A partir das 14h acontece a apresentação das escolas municipais Professor Ivan Galvão, Creusa Mariano, Luiz Barbosa, Comendador Pedro Facchini e Geraldo Mantovani, além da Escola Estadual Dr. Francisco Tozzi. Entre cada uma das apresentações haverá um momento ecumênico do qual participarão lideranças religiosas da cidade: o Padre Cândido Eduardo da Costa (Igreja Católica); o Apóstolo Rodrigo David (Igreja Amor e Vida); Ruth Zenebre (Comunidade Espírita); e Luciana Ferraz (Brahma Kumaris).

“Será uma grande celebração que todos estão preparando, principalmente os alunos e professores. Águas de Lindoia vai transmitir uma mensagem de paz a todos”, afirmou o secretário Edson Shibuta.

Pássaro da Paz

O Espaço Umuarama estará decorado com mais de mil Tsurus – pássaros de origami – que foram feitos pelos alunos da rede municipal de ensino. Cerca de 50 destes origamis serão enviados para o Japão, onde deverão ser depositados no Memorial da Paz de Hiroshima.

Sete creches e escolas municipais produziram os tsurus. O pássaro foi escolhido pela história da pequena Sadako, sobrevivente da explosão da bomba atômica de Hiroshima, em agosto de 194. Aos 12 anos de idade, ela foi diagnosticada com Leucemia e durante o tratamento ela começou a fazer 1000 origamis do tsuru, com o pedido de cura.

Diz a lenda japonesa que se uma pessoa fizer mil tsurus com a técnica do Origami e fizer um pedido, ele se tornará realidade. A pequena Sadako faleceu em 25 de outubro de 1955, tendo completado cerca de 900 tsurus. Amigos completaram a tarefa e arrecadaram recursos para construir um monumento à paz, onde todos os anos, no dia 6 de agosto – dia da explosão da bomba – uma cerimônia lembra as vítimas de Hiroshima.

 

Serviço

 

1º Encontro Ecumênico “Você e a Paz”

 

Local: Praça da Paz e Centro Umuarama

Data: 24 de setembro, a partir das 9h

Entrada Franca

Recomenda-se utilizar camiseta branca

 

Programação:

 

Praça da Paz (Av. Nações Unidas, próximo ao Hotel Vacance):

9h - Inauguração do Monumento da Paz, Plantio de Mudas e Capsula do Tempo

9h30 – Caminhada em direção ao Centro Umuarama

 

Centro Umuarama (Av. Nações Unidas, 1190 – Centro)

10h – Dança Circular – Bailarina Elizabeth Mastre

10h/12h – Serviços Gratuitos

14h – Apresentações das escolas e Ato Ecumênico

 

Realização: Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia / Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social

 

Apoio: Grupo Amigos da Água; Grupo Ambientalista Ipê Amarelo (Gaia); Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg); Apae; Polícia Civil; Polícia Militar; Saae Ambiental; Balneário Municipal; e lideranças religiosas locais

 

Informações:   www.aguasdelindoia.sp.gov.br

                        comunicacao@aguasdelindoia.sp.gov.br

                        Assessoria de Comunicação Social

                        (19) 3924 9332

 


FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (19) 3924-9300
DIRETORIA DE TURISMO
  • (19) 3924-9300
BÁLNEARIO MUNICIPAL
  • (19) 3924-9222

Ver todos os telefones

Águas de Lindóia

Rua Profª Carolina Froes, nº 321, Centro
Águas de Lindóia / SP - CEP 13940-000

Fone: (19) 3924-9300

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
BANCOS CREDENCIADOS PARA O RECEBIMENTO DO IPTU 2018

Confira no link abaixo onde pagar seu IPTU:

 

Prefeito se reúne com representantes de bancos da cidade e apresenta queixas de contribuintes sobre o IPTU