Turismo e Cultura - Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Reunião define normas para a edição 2017 do Bubble Gun Treffen

Uma reunião entre as Secretarias de Turismo e de Trânsito com organizadores do 9º Bubble Gun Treffen (BGT) definiu padrões de segurança e detalhes para a realização do evento, previsto para acontecer entre os dias 27 e 29 de outubro, na Praça Adhemar de Barros. Participaram os secretários de turismo, trânsito, além da diretora de turismo. O evento deve atrair cerca de 250 mil pessoas para Águas de Lindoia.

Sobre o trânsito, foram definidos os pontos de fechamento do evento. A Rua São Paulo ficará fechada para o trânsito durante os três dias do BGT, bem como uma das faixas da Avenida das Nações Unidas entre a Rua Espírito Santo e a Rua Vitória Régia para a entrada dos expositores – a faixa do sentido Centro/Bairro permanecerá aberta ao tráfego.

Outro ponto importante tratado com os organizadores foi a segurança, com o reforço do policiamento da área. “Nas edições passadas o município registrou vários incidentes e condutas inaceitáveis de motoristas. Neste ano, estamos solicitando reforço policial para coibir abusos neste sentido”, afirmou o secretário, que mencionou condutas que são consideradas infrações graves pelo Código de Trânsito Brasileiro, como os chamados “borrachões” e “zerinhos”.

“Este tipo de atitude não será permitida. Queremos que todos sejam bem recebidos na cidade e estaremos atentos durante todo o final de semana, com apoio da Polícia Militar, para evitar este tipo de conduta, até mesmo para garantir a segurança de todos os espectadores, dos turistas e da população”, concluiu.

Outro ponto que as autoridades estarão vigilantes é com relação ao uso de churrasqueiras e de barracas de camping, já que será proibido este tipo de equipamentos em áreas não autorizadas. “Temos áreas para camping específicas que poderão ser utilizadas. Acampamentos na zona urbana não serão permitidos”, alertou o secretário de trânsito.

Para o secretário de turismo o evento é importante para Águas de Lindoia e exige cuidado com o planejamento para que tudo transcorra com tranquilidade. “Esperamos um volume muito grande de pessoas para os três dias de evento e é preciso pensar em detalhes importantes, principalmente com as informações que temos sobre a edição anterior do evento. A ideia é que possamos acolher os turistas da melhor maneira possível, sem comprometer a qualidade do evento ou mesmo a segurança”, afirmou.

O evento

Das nove edições do BGT, oito foram realizadas em Águas de Lindoia. O evento reúne cerca de 1,2 mil carros na exposição voltada aos entusiastas da marca Volkswagen no Brasil e na América do Sul. Segundo os organizadores, na edição do ano passado a cidade recebeu cerca de 200 mil pessoas, sendo o pico de 80 mil registrado no sábado.

Para a economia da cidade o BGT tem impacto importante. Além de ser realizado em um mês considerado de baixa temporada, o encontro gera uma taxa de ocupação da rede hoteleira que beira os 100%, além de gerar cerca de 400 empregos diretos no município. O evento emprega cerca de 200 seguranças treinados, entre outras vagas diretas.

Além disso, há a questão da projeção nacional da cidade. “O evento atrai participantes do país inteiro e até do exterior, além de mídias especializadas que acabam gerando publicidade de Águas de Lindoia”, pontuou.