BOM DIA ÁGUAS DE LINDÓIA, 21 de novembro de 2017

Águas de Lindóia
Segu
20/11
30 °C
16 °C
Índice UV
13.0
Ter
21/11
27 °C
16 °C
Índice UV
13.0
Quar
22/11
25 °C
15 °C
Índice UV
13.0
Sext
24/11
31 °C
15 °C
Índice UV
13.0
Notícia

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017



Laudo aponta que árvores suprimidas no centro da cidade estavam com bases ocas e ofereciam risco


Laudo aponta que árvores suprimidas no centro da cidade estavam com bases ocas e ofereciam risco

Um laudo elaborado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, assinado pelo engenheiro agrônomo Carlos Takeshi Okido, apontou que a Sibipiruna que ficava na esquina da Rua Pernambuco com a Rodovia Eng. Geraldo Mantovani, próximo ao antigo Hotel Lindoia, estava com problemas de saúde e apresentava risco de tombar. Outras árvores nas proximidades também apresentavam sinais de desgaste, secas e até com ninhos de formigas que consumiram boa parte do interior e, portanto, ofereciam riscos. Com base no laudo, a Secretaria de Meio Ambiente autorizou o corte das espécies. O laudo está disponível para consulta na Secretaria.

O responsável pelo imóvel está realizando obras de melhoria na calçada e solicitou a vistoria das autoridades. Várias árvores que estão no local encontram-se com bom estado de saúde e serão preservadas. Segundo o laudo, a sibipiruna estava “com uma parte oca dentro das raízes onde foi constatada a presença de ninho de abelhas sem ferrão”. Fotos e um vídeo anexados no processo comprovam que a base da árvore estava comprometida.

O laudo também afirma que em decorrência das obras realizadas no passado houve dano às raízes das árvores, que ficaram expostas. No local foi constatada uma laje de pedra, indicando que as raízes não puderam se aprofundar e ancorar as árvores. Algumas espécies precisaram ser suprimidas, já que também apresentavam risco de queda, podendo ocasionar prejuízos materiais e até à vida de pedestres e motoristas que passam diariamente no local.

“Nas condições que se apresentam as árvores devido ao grande movimento de pessoas e turistas que passam no local, há uma grande probabilidade de haver acidentes com morte e danos materiais em caso de ventos fortes, que é comum nesta época de início de chuvas”, afirmou o especialista no laudo, reforçando que “devemos preservar a vida humana e não convém que estas árvores continuem oferecendo riscos”, concluiu o engenheiro agrônomo.

A obra

O proprietário do imóvel foi notificado pela prefeitura para que fizesse a recuperação da calçada no local. Para conseguir a autorização para o corte das árvores, o proprietário terá compensar as árvores que foram cortadas, incluindo aquelas que estavam comprometidas, de acordo com termo de compromisso assinado. No total, 18 novas espécies deverão ser plantadas no mesmo local, recuperando o espaço.

Além do termo de compromisso, o proprietário do imóvel já recebeu da Secretaria de Meio Ambiente todas as normas técnicas e orientações para realizar o plantio das árvores que serão recompostas. Todo este processo será acompanhado pela equipe da Secretaria, que está tomando todas as medidas para que não haja problemas futuros semelhantes aos que motivaram a supressão.


FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (19) 3924-9300
DIRETORIA DE TURISMO
  • (19) 3924-9300
BÁLNEARIO MUNICIPAL
  • (19) 3924-9222

Ver todos os telefones

Águas de Lindóia

Rua Profª Carolina Froes, nº 321, Centro
Águas de Lindóia / SP - CEP 13940-000

Fone: (19) 3924-9300

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software