Águas de Lindóia, domingo, 05 de dezembro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Turismo e Cultura - Quarta-feira, 01 de Novembro de 2017

BGT atraiu 245 mil pessoas e movimentou quase R$ 20 milhões em Águas de Lindoia

Organizadores destacaram que evento gerou 500 empregos diretos e registrou o menor número de ocorrências em relação a edições anteriores, além da doação de uma ambulância para o município

A organização do 9º BubbleGun Treffen (BGT) divulgou um balanço do evento durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Segundo Claudio Duarte, responsável pela apresentação, o evento realizado no último final de semana em Águas de Lindoia atraiu 245 mil pessoas para a cidade nos três dias, movimentando R$ 19,6 milhões na economia local. Além disso, quase 500 empregos diretos foram gerados com a realização do BGT.

“O evento vem crescendo ano a ano e consideramos que o resultado deste ano foi extremamente positivo tanto para a organização como também para a cidade”, afirmou Duarte. Segundo o relatório apresentado, o crescimento em termos de público foi superior a 20% com relação ao ano anterior. Já a economia da cidade percebeu um aumento na circulação de dinheiro na cidade na ordem de quase 60%.

“Não foram apenas os hotéis que faturaram. Restaurantes, bares, farmácias e supermercados, por exemplo, foram beneficiados. Conversando com empresários, soubemos que os restaurantes contrataram funcionários temporários para atender a demanda que foi gerada”, afirmou Duarte.

Quando às ocorrências, a organização do evento considerou que houve uma redução na comparação com edições passadas. “O planejamento feito em conjunto foi importante para evitar este tipo de ocorrência”, disse o organizador.

A Secretaria de Turismo avaliou que as principais ocorrências foram a instalação de barracas em locais indevidos, lixo e poucas situações relacionadas ao trânsito. O trabalho da prefeitura e das autoridades policiais, agora, segundo o secretário , é avaliar as falhas e corrigi-las para o próximo ano.

“Como este é o nosso primeiro ano, observamos todas estas situações e já estamos pensando em ações para aprimorar o planejamento. Embora o evento tenha sido realizado com êxito e com um baixo número de ocorrências, precisamos avançar em alguns pontos”, afirmou o secretário.

Uma das ações já definidas é a adequação da legislação municipal, de forma a permitir uma ação mais eficaz da fiscalização. O objetivo é proibir acampamentos na região central da cidade, com a possibilidade de apreender equipamentos e multar quem desrespeitar a lei. “Outra ação neste sentido será criar áreas de camping para receber este público em locais adequados”, afirmou o secretário.

Para o secretário, o evento foi importante não apenas para a economia da cidade, mas também para atrair grandes marcas para o município e impulsionar a divulgação da cidade. “O evento foi chancelado pela Volkswagen e outras marcas importantes associadas estiveram presentes. Além disso, com a divulgação, o nome de Águas de Lindoia foi apresentado em todo o país e também no exterior. Neste final de semana recebemos público de várias regiões do Brasil, além de turistas dos Estados Unidos, da Bélgica, Áustria, Argentina e do Paraguai”, concluiu o secretário.