Águas de Lindóia, sexta-feira, 21 de janeiro de 2022 Telefone (19) 3924-9300

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Projeto de doação de móveis começa a funcionar

A Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social, começaram a promover nesta semana o projeto “Evite poluição: faça uma doação”. O projeto foi criado com o objetivo de reduzir o descarte inadequado de móveis que ainda podem ser utilizados, fazendo com que pessoas que não têm mais interesse em permanecer com móveis e eletrodomésticos usados façam doações para famílias que precisam.

Mesmo com o trabalho de conscientização e com a Operação Cata-treco realizados pela secretaria de meio ambiente, o número de móveis recolhidos pelas equipes ainda é muito alto. São guarda-roupas, estantes, balcões, camas e até sofás que poderiam ser reutilizados por outras pessoas, mas que diariamente são descartados de forma irregular em terrenos baldios, próximos a matas e cursos d´água.

“Todos os dias recolhemos vários móveis usados, ainda em bom estado de conservação, que são descartados só por que os donos não querem mais. São móveis que as vezes precisam apenas de uma pequena reforma ou reparo e que podem ser reutilizados por outras pessoas”, explica o secretário de Meio Ambiente.

Como vai funcionar

As secretarias vão realizar um trabalho integrado, coordenando as doações e os cadastros de famílias para receber os móveis. Interessados em doar ou em receber as doações devem ligar para o telefone 3824 2092 e se cadastrar. O processo é rápido e não tem custo nenhum para as partes.

A Prefeitura ficará com a responsabilidade de direcionar as doações, de acordo com as demandas e o tipo de móvel ou eletrodoméstico a ser doado. “Vamos fazer esta ponte entre quem deseja doar e quem precisa do móvel ou eletrodoméstico, de acordo com o que está sendo informado”, conta o secretário de desenvolvimento social. Segundo ele, as secretarias não irão recolher o material ou armazenar doações, sendo que a única responsabilidade das partes é definir quem fará o transporte.

Quem deseja doar deve observar duas situações importantes: os móveis devem estar em bom estado de conservação, mesmo que sejam necessários pequenos reparos; e informar que tipo de móvel pretende doar e qual o tamanho. Já aqueles que desejam receber a doação precisam passar dados para um pequeno cadastro que será atualizado pela secretaria de Desenvolvimento Social.