BOA NOITE ÁGUAS DE LINDÓIA, 21 de fevereiro de 2018

Águas de Lindóia

Saúde - Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017

Secretaria de Saúde encerra Novembro Azul com exames gratuitos de PSA

A Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de exames gratuitos de PSA no último dia 30. A coleta foi organizada no Salão Paroquial da Igreja Católica e reuniu 127 homens com idades acima de 40 anos. A iniciativa faz parte do movimento Novembro Azul, que busca alertar o público masculino sobre a prevenção do Câncer de Próstata.

“A ação foi excelente, pois garantiu que a saúde do homem tenha sua importante parcela nas redes de atenção à saúde”, avaliou o coordenador da atenção básica Wander Luís Tavares de Mira. Segundo ele, a secretaria deve realizar atividades semelhantes voltadas para as redes de atenção.

Os exames puderam ser agendados em todas as unidades de saúde, bastando o interessado solicitar o pedido de exame e realizar o agendamento.

PSA é a sigla em inglês para Antígeno Específico da Próstata, que são moléculas produzidas pela glândula, mesmo quando ela está saudável. Quando o Câncer de Próstata começa a se manifestar a quantidade de PSA em circulação no sangue apresenta uma variação, sendo possível indicar que o paciente pode apresentar sinais desta e de outras doenças. O exame de PSA pode ser solicitado no início da investigação médica e, embora não substitua o exame de toque, é uma alternativa importante na prevenção.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
DIRETORIA DE TURISMO