Águas de Lindóia, sexta-feira, 21 de janeiro de 2022 Telefone (19) 3924-9300

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Águas de Lindoia avança quase 250 posições em ranking do Programa Município VerdeAzul

Após figurar nas últimas posições do principal programa estadual na área ambiental em 2016, Águas de Lindoia obteve a melhor posição no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA) desde 2011. O resultado foi anunciado pelo vice-governador em solenidade realizada nesta quarta-feira, dia 13, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, com a presença do Secretário de Estado da pasta, Maurício Brusadin. Por Águas de Lindoia participou o Secretário de Meio Ambiente.

O PMVA classificou os municípios paulistas e certificou 48 deles que conseguiram atingir um aproveitamento igual ou superior a 80 pontos. Águas de Lindoia, que em 2016 teve nota 3,28 e ocupava a 548ª posição entre as 645 cidades paulistas, foi uma das que mais subiu no ranking. Neste ano a cidade obteve a pontuação de 23,53 e ficou na 307ª posição, ultrapassando 241 municípios na lista.

“A pontuação está muito aquém do que desejamos para a cidade. Desde o início deste ano definimos uma nova política ambiental para Águas de Lindoia e redefinimos nossa participação no projeto. O importante, neste momento, é que a pontuação nos indica o caminho a seguir para avançar. Estamos no caminho certo”, avaliou o secretário.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possa utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis. O primeiro Ranking Ambiental do PMVA foi anunciado em 2008, com a certificação de 44 municípios. O último foi feito em 2016 e certificou 78 municípios.

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.