Águas de Lindóia, Segunda-feira, 01 de Junho de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Turismo e Cultura - Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018

Plano Diretor de Turismo de Águas de Lindoia está finalizado

O vice-prefeito e o Secretário de Turismo, acompanhados do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), receberam oficialmente o Plano Diretor de Turismo de Águas de Lindoia. O plano lindoiense, produzido em parceria com o Consórcio do Circuito das Águas Paulista, foi entregue em solenidade realizada na prefeitura de Monte Alegre do Sul na manhã desta terça-feira, dia 23. O presidente do consórcio conduziu a solenidade.

A construção do Plano foi conduzida pela Secretaria de Turismo com o apoio técnico do consultor técnico Carlos Alberto de Toledo, contratado pelo Consórcio para orientar os trabalhos. A Secretaria organizou três audiências públicas ao longo de 2017, além de envolver a população e integrantes do trade turístico lindoiense e de setores que estão ligados à atividade turística na Capital Termal do Brasil para a construção coletiva do Plano Diretor.

Com sete volumes, o Plano aborda desde o momento atual vivido pela Estância, com um inventário e seus potenciais turísticos, até os objetivos para o futuro. O Plano Diretor de Turismo é a base para definir as bases para o desenvolvimento sustentável da atividade em Águas de Lindoia e vai orientar os investimentos do Poder Público para fomentar o segmento econômico nos próximos anos.

“O Plano Diretor de Turismo é peça fundamental para reorientarmos o segmento e organizar o setor, seja com ações ou com investimentos. Este plano foi fruto de um trabalho árduo, que contou com a participação efetiva do Comtur e da Sociedade e que vai ser importante para recuperar o tempo que a cidade perdeu nos últimos anos”, argumentou o secretário de turismo.

O documento agora precisa ser encaminhado para a Câmara Municipal para ser analisado e votado. Após a aprovação do Legislativo lindoiense, o plano segue de volta para o Executivo onde deverá ser sancionado. O documento passará, então, a ter validade e terá que ser revisto a cada três anos.

O que é

O Plano Diretor de Turismo é uma ferramenta que estabelece diretrizes para investimentos e ações do Poder Público para o desenvolvimento do setor. O Plano é construído com base em pesquisas de demanda, no inventário da oferta turística, em estudos técnicos do ambiente atual e previsões futuras, onde são estabelecidas as Políticas Municipais para o Turismo. O Plano traz, também, um diagnóstico atual do segmento econômico e traça prognósticos para o futuro, sugerindo programas e projetos sustentáveis para o avanço da atividade e gerando emprego e renda para a população lindoiense.