Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2018

Prefeitura altera dias de realização de coleta de materiais inservíveis

Secretaria reforça que coleta será realizada em todo o município para volumes de até 1m³. Acima disso, proprietários deverão contratar empresa especializada

A Secretaria de Meio Ambiente anunciou nesta semana que o programa de coleta de materiais inservíveis como restos de podas e móveis que não têm conserto. O projeto faz parte do plano de limpeza do município, que já contou com mutirões e ações do gênero em vários pontos da cidade. A organização por setores foi mantida e a coleta terá início no próximo dia 6, com o trabalho sendo realizado no setor 1 que compreende os bairros Moreiras, Brejal, Nova Lindoia, Vilas Altas, Recanto das Águas, Evian e Mirante das Estâncias. A cada semana o serviço será realizado em um setor diferente.

A coleta acontecerá às terças e quintas-feiras, independentemente do tipo de material a ser recolhido. Equipes de operários e caminhões farão o trabalho de recolher e dar a destinação correta a cada tipo de resíduo. De acordo com a legislação municipal, serão recolhidos materiais e entulho com volume de até 1m³. Para o descarte de entulho e volumes superiores ao definido em lei os proprietários de imóveis precisam contratar um serviço especializado de limpeza, como o aluguel de caçambas.

O próximo destino das equipes será o setor 2, que compreende os bairros Assumpção, Parque das Fontes, Jardim Paraíso, Vila Solange, Vila Helena, Jardim Cruzeiro e Bela Vista. A coleta nestas localidades será realizada nos dias 15 e 16, excepcionalmente devido ao Carnaval.

A coleta seguirá ainda para os setores 3 (Francos, Porfírios, Grotão, Jardim Monte Alegre, Vale das Águas e Jardim Europa), 4 (Pimentéis e Jaboticabal), 5 (Jardim Alpino, Cavalinho Branco, Maciel e Centro) e 6 (Barreiro, Jardim Colinas, Jardim Jussara e Meridien).

“Este serviço é fundamental para mantermos a cidade limpa e estamos divulgando o calendário para que a população faça a sua parte e faça o descarte adequadamente nos dias corretos”, afirmou o secretário José Mauro Alvarenga, que conta com o apoio da população para que a limpeza pública seja mais eficiente, facilitando, inclusive, o processo de fiscalização por parte da prefeitura.

Descarte incorreto gera multa

O descarte em áreas públicas ou em terrenos é considerado ilegal, de acordo com lei municipal, que prevê multa de até R$ 750,00. A prefeitura não realiza a coleta de entulho ou restos de materiais de construção, para os quais é necessária a contratação de um serviço especializado por parte do responsável pela obra. O descarte irregular de entulho também gera multa aos proprietários de imóveis, segundo a legislação municipal. O telefone para mais informações é o 3824 3321 ou 3924 9320.

Doação de móveis

As pessoas que possuem móveis em bom estado de conservação, mas que desejam descartá-los podem realizar uma doação. O projeto “Evite poluição: faça uma doação” realizado pela prefeitura promove o ajuste entre doadores e pessoas que desejam receber os móveis.

Para fazer ou receber a doação devem ligar para a Secretaria de Desenvolvimento Social no telefone 3824 2092 e se cadastrar. O processo é rápido e não tem custo nenhum para as partes. A Prefeitura fica responsável de direcionar as doações, de acordo com as demandas e o tipo de móvel ou eletrodoméstico a ser doado.

Quem deseja doar deve observar duas situações importantes: os móveis devem estar em bom estado de conservação, mesmo que sejam necessários pequenos reparos; e informar que tipo de móvel pretende doar e qual o tamanho. Já aqueles que desejam receber a doação precisam passar dados para um pequeno cadastro que será atualizado pela secretaria de Desenvolvimento Social.