Cultura - Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018

Conselho Municipal de Políticas Culturais é reativado

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, dia 06, na Câmara Municipal entre membros da sociedade civil organizada e da prefeitura municipal definiu as bases para a reativação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que integra o Sistema Municipal de Cultura. Estiveram presentes representantes de diversos setores da cultura lindoiense, da literatura às artes cênicas.

O Conselho estava desativado desde 2013 e foi reformulado com a sanção da Lei 3.030/17 pelo prefeito Gil Helou (PDT), que criou o Sistema Municipal de Cultura (SMC).

O Diretor de Cultura, Renan Sambo, abriu a reunião e explicou a importância do Conselho e a sua relevância dentro do SMC. Ele também explanou sobre o fundo municipal da área e a necessidade de realização de conferências municipais. “Estes são mecanismos de gestão das políticas públicas e também estimulam e fomentam a participação da cidade na definição de ações na cultura, dentro deste processo de resgate que estamos realizando”, afirmou Sambo.

Na oportunidade também foram eleitos por aclamação os novos integrantes do Conselho e seu comando para o biênio 2018/2019. O empresário João Eduardo Biscuola, que representa as artes visuais, foi eleito como presidente. Orlanda Rodrigues de Araújo, da Secretaria de Educação e Cultura, assume como Secretaria Executiva.

Também são membros titulares José Paulo (Literatura), Gilberto Pinheiro (Artes Cênicas), Roberto Nicoletti (Música), Fátima Biscuola (Cultura Popular e Artesanato),  Ana Paula Pirani (Associação Comercial), Elisabeth Soldera (Patrimônio Cultural), Jocil Neto (Desenvolvimento Social), Lauro Franco (Turismo), Natasha Dias (Esporte), José Mauro Alvarenga (Meio Ambiente), Alexandre Carney Corsi (Assuntos Jurídicos) e Eduardo Pirani (Balneário).

Como suplentes participam Débora Cardoso (Esporte), Flávia Pirani (Balneário), Luciana Piva (Literatura), Marcelo Bomfim (Cultura Popular e Artesanato), Osvaldo Kumagai (Artes Visuais), Ingeborg Lacerda (Associação Comercial), Alair Corrêa da Silva (Patrimônio Cultural), Renan Sambo (Cultura), Camila Morais (Turismo), Evandro Mendes (Assuntos Jurídicos), Noele Ranieri de Toma (Artes Cênicas), Antônio da Silva Filho (Assistência Social) e Thaís Barbosa (Música).

Os integrantes definiram que as reuniões ordinárias do Conselho serão realizadas sempre nas primeiras terças-feiras de cada mês, a começar no dia 6 de março, às 17h, na Câmara Municipal.