Turismo e Cultura - Sexta-feira, 16 de Março de 2018

Prefeitura celebra Semana da Água com programação especial

Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água será celebrado pelo segundo ano consecutivo com uma semana repleta de ações. A prefeitura divulgou a programação oficial que tem início neste domingo, dia 18, e será realizada por meio de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Educação e Esporte, além do Saae Ambiental, do Balneário Municipal e do Grupo Amigos da Água.

Um passeio ciclístico abre oficialmente a semana, a partir das 8h. Com saída na Praça Adhemar de Barros, o percurso será leve e indicado para toda família. Os participantes deverão seguir ao Cavalinho Branco, passear pela Avenida das Nações Unidas e retornar à Praça Adhemar de Barros.

Na segunda-feira, dia 19, acontece um ato que envolve as escolas municipais. Às 15h, alunos da rede municipal realizarão o plantio de árvores nas escolas Professora Creusa Mariano, Dr. Geraldo Mantovani, Comendador Pedro Facchini, Luiz Barbosa e Ivan Galvão de França. O ato pretende chamar a atenção para a importância da arborização para a produção de água e para o equilíbrio da natureza.

A programação também envolve o projeto Meninos das Águas, que está trabalhando o tema “turismo” com alunos do quinto ano da Escola Municipal Creusa Aparecida Mariano, na Popular. Eles participarão na manhã de terça-feira, dia 20, de uma visita ao Saae Ambiental, onde irão conhecer o processo de tratamento de água. No dia 21, quarta-feira, acompanhados do Secretário de Meio Ambiente os alunos irão visitar uma nascente próxima ao Morro Pelado que irá explicar aos alunos sobre a importância das nascentes e de sua preservação.

No dia 20, a partir das 15h, o Balneário Municipal será palco do Dia da Gratidão, organizado em parceria com o grupo Amigos da Água e com a participação do grupo social Divinas Senhoras. Estão previstas as apresentações do Coral Infantil da Escola Municipal Dr. Geraldo Mantovani, concerto de violão com o professor Artur Lima e a oração em gratidão, conduzida por Maurício Damico.

A programação termina com a participação de alunos da rede municipal de ensino com uma contação de histórias temática no Centro Umuarama em dois horários – ás 9h e às 15h. Com o tema “O copo e a água”, os alunos serão conduzidos a uma reflexão sobre a importância da água em nosso dia-a-dia.

“Tentamos levar a programação para as escolas neste ano como forma de ampliar o trabalho de educação ambiental que já desenvolvemos. Esta parceria com todas as secretarias, do Saae, do Balneário e também do trabalho dos Amigos da Água. Será uma semana dedicada à preservação do nosso maior patrimônio, que é a água”, comentou o prefeito.

Resgate

Com o objetivo de valorizar e proteger o principal recurso natural do município, a prefeitura realiza pelo segundo ano seguido a Semana da Água. No ano passado ações como o plantio de árvores, a colocação da Pedra Fundamental da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro do Pelado e palestras para a população e alunos da rede de ensino foram importantes para conscientizar a sociedade sobre o tema.

Semana da Água

18 a 22 de março – Águas de Lindoia

Realização: Prefeitura Municipal e grupo Amigos da Água

Informações: Secretaria de Turismo / (19) 3924 9327 / dir.turismo@aguasdelindoia.sp.gov.br