Águas de Lindóia, Sábado, 18 de Janeiro de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h

Saúde - Quarta-feira, 21 de Março de 2018

Prefeitura realiza palestra sobre impacto do amianto na saúde pública

Com o intuito de alertar sobre os efeitos prejudiciais do amianto, a Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Saúde, var promover uma palestra sobre os efeitos do material na saúde pública. A palestra será apresentada pelo técnico de segurança do trabalho João Bartolomeu Panegassi e pela psicóloga Camila do Nascimento. Ambos são profissionais do Centro de Saúde do Trabalhador de Amparo (SP).

A palestra acontece no próximo dia 2 de abril, a partir das 15h, no auditório da Prefeitura Municipal. O evento é dirigido principalmente para pessoas que convivem com produtos derivados do amianto, como profissionais da construção civil. Porém, qualquer pessoa pode participar e não é necessário se inscrever.

O amianto – ou também conhecido como asbestos – é uma fibra de sais minerais utilizada em vários produtos comerciais, como por exemplo, caixas d´água e telhas. As fibras são finas e longas e podem facilmente se separar umas das outras, com tendências a produzir um pó com partículas pequenas e que, se inaladas, podem causar problemas de saúde como câncer de pulmão.

No ano passado o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a produção e o uso de qualquer tipo de amianto no Brasil. Uma lei federal ainda permitia a extração e a comercialização do amianto do tipo crisotila, desde que fossem observadas normas de segurança. Agora, não há nem mesmo essa possibilidade. A corte também declarou que, se uma lei futura permitir o uso do amianto, ela será inconstitucional. Na prática, o tribunal impede o Congresso Nacional e as assembleias legislativas criem normas permitindo a extração ou comércio da substância.

Palestra “Efeitos do amianto na Saúde Pública”

Dia 02/04 – 15h

Local: Auditório da Prefeitura Municipal / Rua Profa. Carolina Mendes, 321 – Centro

Entrada Franca