Águas de Lindóia, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 22 de Março de 2018

Ações de conscientização e de gratidão marcam programação que comemorou a Semana da Água

Várias ações de conscientização marcaram a Semana da Água, realizada pela Prefeitura por meio das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Educação e Esporte, além do Saae Ambiental, do Balneário Municipal e do Grupo Amigos da Água. Os eventos aconteceram em vários pontos do município e neste ano a ideia era trabalhar o tema com os alunos da rede municipal de ensino.

A abertura da programação aconteceu na manhã do domingo, dia 18, com um passeio ciclístico. Cerca de 40 pessoas participaram do evento que saiu da Praça Adhemar de Barros e percorreu as ruas centrais da cidade.

Na segunda-feira, dia 19, alunos da rede municipal realizaram o plantio de árvores nas escolas Professora Creusa Mariano, Dr. Geraldo Mantovani, Comendador Pedro Facchini, Luiz Barbosa e Ivan Galvão de França. O ato teve como objetivo chamar a atenção para a importância da arborização para a produção de água e para o equilíbrio da natureza.

A programação também envolveu o projeto Meninos das Águas, que está trabalhando o tema “turismo” com alunos do quinto ano da Escola Municipal Creusa Aparecida Mariano, na Popular. Eles participaram na manhã de terça-feira, dia 20, de uma visita ao Saae Ambiental, onde conheceram o processo de tratamento de água. No dia 21, quarta-feira, acompanhados do Secretário de Meio Ambiente os alunos visitaram uma nascente próxima ao Morro Pelado. Eles aprenderam sobre a importância das nascentes e de sua preservação.

Um grande ato em gratidão foi realizado no dia 20, no vão livre do Balneário Municipal. Organizado em parceria com o grupo Amigos da Água e que teve a participação do prefeito e da primeira-dama. O evento teve a apresentação de um poema pelo grupo social Divinas Senhoras, com a apresentação do Coral Infantil e do corpo de balé da Escola Municipal Dr. Geraldo Mantovani, com um concerto de violão do professor Artur Lima e do músico José Goulart, e da oração em gratidão, conduzida por Maurício Damico.

A programação terminou com a participação de alunos da rede municipal de ensino em uma contação de histórias temática no Centro Umuarama. Os alunos foram levados a uma reflexão sobre a importância da água em nosso dia-a-dia.

A ação também envolveu os alunos do ensino infantil, que produziram desenhos e participaram de atividades variadas tendo a água como tema principal.

“Foi uma semana em que trabalhamos para conscientizar a população sobre a preservação das nossas águas. Todas as secretarias e os parceiros estão de parabéns pelo empenho e pelo resultado, que acredito ter sido excelente”, comentou o prefeito.

Resgate

Com o objetivo de valorizar e proteger o principal recurso natural do município, a prefeitura realiza pelo segundo ano seguido a Semana da Água. No ano passado ações como o plantio de árvores, a colocação da Pedra Fundamental da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro do Pelado e palestras para a população e alunos da rede de ensino foram importantes para conscientizar a sociedade sobre o tema.

Portal atualizado em: 03/02/2023 11:06:15