Águas de Lindóia, domingo, 29 de janeiro de 2023 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 27 de Março de 2018

Parceria entre ONG e Prefeitura viabiliza diagnóstico sobre gestão dos resíduos sólidos

A Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está recebendo apoio técnico da ONG Gaia Social para a realização de um diagnóstico sobre resíduos sólidos no município. Este diagnóstico é o primeiro passo para a criação de um projeto para melhorar a coleta, a triagem e o tratamento do lixo que é produzido no município.

A consultora técnica da ONG, Silvana Pereira, esteve nesta semana no município realizando um amplo levantamento. Ela percorreu pontos estratégicos do município e entrevistou coletores autônomos em locais onde famílias trabalham com a triagem e comercialização de recicláveis.

“A ONG Gaia Social está vindo para dar um suporte para a Secretaria realizar este diagnóstico e estruturar um plano para a gestão do lixo da melhor forma possível e que seja eficaz, principalmente quanto a estruturação da coleta seletiva”, afirmou o secretário de meio ambiente. Ainda de acordo com ele, a coleta seletiva demanda não apenas a coleta e logística, mas também a organização dos trabalhadores que vivem da coleta e venda dos resíduos. “Este plano vai nos ajudar nesta organização”, prevê.

A expectativa é de que o trabalho leve cerca de 40 dias para ser concluído. Ao final, o município terá condições de estruturar um cronograma de trabalho e de investimentos para melhorar a qualidade da gestão dos resíduos sólidos.

A ONG

A ONG Gaia Social é uma associação de direito privado sem fins lucrativos que tem como objetivo provocar avanços nas áreas social e ambiental do país por meio de ações de integração e articulação de atores sociais. Fundado em 1990, o Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA) tem sua sede em Campinas (SP) é constituído por uma equipe multidisciplinar e diversos consultores.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 27/01/2023 18:01:57