BOM DIA ÁGUAS DE LINDÓIA, 21 de maio de 2018

Águas de Lindóia

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 23 de Abril de 2018

Secretaria apresenta diagnóstico sobre gestão de resíduos sólidos em Águas de Lindoia

A Secretaria de Meio Ambiente apresentou um relatório sobre a situação dos resíduos sólidos em Águas de Lindoia. Redigido em parceria com a ONG Gaia Social, o relatório reúne dados sobre a coleta e destinação das mais de 450 toneladas de lixo produzidos, em média, todos os meses no município. Este é o primeiro passo para a criação de um projeto de coleta seletiva, que deve ser criado nos próximos meses e que é um dos principais projetos da administração municipal.

Além do secretário da pasta José Mauro Alvarenga, participaram os secretários Lauro Franco (Turismo), Edileia Simoneti (Educação), José Armando Mantuan (Obras), e Eliel Fernandes (Desenvolvimento Social). A participação foi importante para integrar as secretarias no plano, já que as ações que serão planejadas terão desdobramentos nestas áreas.

O descarte inadequado de móveis e eletrodomésticos nas ruas em vários pontos da cidade e o lixo descartado fora de lixeiras ou diretamente nas calçadas foram pontos destacados pela ONG.

Atualmente, Águas de Lindoia tem uma das maiores médias de geração de resíduos per capita da região, com 0,8kg/dia por habitante, perdendo apenas para Itapira (0,81) e Socorro (0,81). Isso equivale a uma média mensal de 459 toneladas a um custo estimado de R$ 79 mil todos os meses. Do total de resíduos produzidos, cerca de 40% são recicláveis e outros 40% são resíduos orgânicos que podem ser aproveitados.

Ainda de acordo com a análise da ONG a implantação da coleta seletiva pode gerar cerca de 50 empregos diretos e indiretos no município. A Secretaria já estuda criar um local que para ser usado como centro de triagem e comercialização de resíduos.

“Queremos fazer a coleta seletiva avançar no município. Com isso, além de ter uma cidade mais limpa e ecológica, ainda podemos aliar a geração de emprego e renda. Tudo isso vai gerar mais qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário José Mauro.

O próximo passo agora é estabelecer o plano de ação. A expectativa da secretaria é de que ainda no mês de maio já estejam traçados os objetivos e as metas, dentro de um cronograma de trabalho.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS