Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 30 de Maio de 2018

Prefeitura vai intensificar fiscalização e apresenta proposta de recuperação de áreas na bacia do Ribeirão das Águas Quentes

O prefeito convocou uma reunião com todos os proprietários de imóveis da região que abrange a Bacia do Ribeirão das Águas Quentes, entre o Morro Pelado e o Cavalinho Branco. Com a participação dos secretários a reunião realizada nesta terça-feira, dia 29, teve como objetivos alertar sobre o aumento de fiscalização da área e apresentar opções para que seja realizada a recuperação florestal de áreas degradadas.

Ao todo são sete propriedades extensas que abrangem a região da bacia, que tem uma área de 6,5 km². Atendendo à solicitação, todos os proprietários participaram da reunião. O prefeito explicou a situação da questão ambiental e hídrica que o município enfrenta e falou das iniciativas da prefeitura nesta área. O prefeito também afirmou que vai intensificar a fiscalização por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Polícia Ambiental, da Cetesb e demais órgãos ambientais.

“Vamos aplicar o Código Florestal e trabalhar para recuperar esta área que é fundamental para o futuro de Águas de Lindoia. Além da fiscalização, nós vamos trabalhar projetos que dão uma alternativa viável para os proprietários no sentido de recuperar esta área”, afirmou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente apresentou vários projetos que vão dar suporte para o cumprimento do Código Florestal. A principal delas e que foi bem recebida por todos que participaram da reunião foi a adesão ao projeto “Verde Novo”, conduzido pela Associação Ambientalista Copaíba.

No projeto a associação realiza gratuitamente um estudo da área que precisa ser recuperada, além de doar as mudas de árvores nativas que serão plantadas e realizar o acompanhamento e assistência durante o processo de reflorestamento. Aos proprietários, dentro do que prevê o termo de adesão e compromisso do projeto que será assinado, caberá a realização do plantio e dos tratos culturais como o combate às formigas e o isolamento da área onde há a presença de animais.

“Além de aplicar a legislação, também estamos oferecendo uma oportunidade para que eles se adequarem às normas e colaborar com este processo de recuperação. Esta ação não terá custos para os proprietários e nem para a prefeitura e vai ser decisiva para que possamos preservar a bacia do Ribeirão das Águas Quentes”, comentou o secretário de meio ambiente. A expectativa é de que a assinatura dos termos de compromisso entre os proprietários e a Associação Copaíba deva acontecer já na próxima semana.

Ações para o futuro

Além de trabalhar pela recuperação do Ribeirão das Águas Quentes, a prefeitura lançou há duas semanas um plano para garantir o abastecimento de água para o município. O plano possui ações de curto, médio e longo prazos, o plano possui onze passos para garantir melhores condições de captação, tratamento e distribuição em Águas de Lindoia.

Entre outras ações o plano prevê a abertura de uma nova linha de captação no Rio do Peixe e aumentar a captação de água em até 120 litros por segundo, garantindo o abastecimento. O plano também abrange mudanças no Plano Diretor e no Plano de Saneamento Básico do município, bem como aumento no volume de água reservada para distribuição e o desassoreamento do lago do Cavalinho Branco – obra com valor estimado em cerca de R$ 6 milhões e que tramita junto aos órgãos ambientais para autorização.