.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 14 de Junho de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos das escolas municipais participam de palestra sobre coleta seletiva de lixo

Alunos das escolas municipais participam de palestra sobre coleta seletiva de lixo


Alunos das escolas municipais participam de palestra sobre coleta seletiva de lixo

Cerca de 300 alunos que estudam nas escolas municipais Creusa Mariano e Luiz Barbosa participaram nesta semana de uma palestra sobre a importância da coleta seletiva e a reciclagem do lixo. A ação organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Grupo Gaia Social teve o apoio da Secretaria de Educação do município e faz parte do planejamento para o início da coleta seletiva em Águas de Lindoia, que começará no dia 25 de junho tendo o bairro das Casas Populares como projeto piloto.

Os instrutores do Grupo Gaia Social apresentaram os materiais que podem ser reciclados, como funciona o processo de coleta seletiva e os benefícios da reciclagem para a cidade e para a natureza. “Os alunos participaram e ficaram entusiasmados com a coleta seletiva. Queremos que eles sejam agentes multiplicadores e motivem seus pais a participar do projeto”, comentou o secretário de Meio Ambiente. Ao final, os alunos foram certificados como agentes ambientais mirins recebendo um broche.

O projeto continuará nas próximas semanas e no dia 23 um mutirão com alunos e professores percorrerá todas as ruas do bairro alertando os moradores sobre o início da coleta. Panfletos informativos e imãs de geladeira com os dias de coleta do lixo reciclável serão distribuídos. O objetivo é sensibilizar a população e ter uma grande adesão já na primeira semana de coleta.

O projeto

No início deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo Gaia Social realizaram um diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos em Águas de Lindoia que evidenciou o potencial de geração de materiais recicláveis do município capazes de gerar trabalho e renda, melhorando, assim, a qualidade ambiental da cidade.

Segundo o documento, Águas de Lindoia produz em média 450 toneladas de lixo por mês. Ao menos 40% deste volume tem condições de ser reciclado, gerando até 50 empregos diretos e indiretos no município, além de melhorar a qualidade de vida da população. Do total de resíduos produzidos, cerca de 40% são recicláveis e outros 40% são resíduos orgânicos que podem ser aproveitados.

Com o projeto de coleta seletiva, Águas de Lindoia passará a integrar o Programa ViraSer, idealizado pelo Grupo Gaia Social e com apoio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA) e conta com os investimentos da JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE), uma empresa global de cafés, que no Brasil é conhecida através de suas marcas Pilão, Café do Ponto, L’OR, Caboclo, Damasco, Pelé, Seleto, Moka e Bom Taí.

O planejamento prevê três meses de coleta no bairro para avaliação dos resultados e futura expansão para outros bairros. Um comitê composto por servidores públicos da Secretaria de Meio Ambiente, agentes de saúde, diretores e vice-diretores de escolas, membros do Projeto Guri além de lideranças comunitárias e religiosas do bairro está acompanhando as ações e apoiando a divulgação.

“Escolhemos as Casas Populares para iniciar a coleta seletiva devido a ser um dos maiores bairros do município. Durante os próximos meses vamos realizar a coleta e verificar os principais ajustes que precisaremos fazer antes de levar a coleta até outros bairros da cidade. Nosso objetivo é ir integrando todos os bairros do município no projeto de coleta seletiva”, afirmou o secretário.

753 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.