Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Águas de Lindóia, Sexta-feira, 29 de Maio de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Em virtude do COVID-19 o horário está restrito das 08:00hr às 12:00hr.

Quin
28/05
25 °C
4 °C
Índice UV
5.0
Sext
29/05
26 °C
6 °C
Índice UV
5.0
Sáb
30/05
27 °C
10 °C
Índice UV
5.0
Domi
31/05
26 °C
11 °C
Índice UV
5.0

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 04 de Julho de 2018

Notícias por Categoria

Primeira semana de coleta seletiva recolhe quase uma tonelada de material para reciclagem


Primeira semana de coleta seletiva recolhe quase uma tonelada de material para reciclagem

A primeira semana de coleta seletiva em Águas de Lindoia gerou um resultado acima do esperado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura. Segundo o levantamento, os dois dias de coleta realizada no bairro das Casas Populares gerou 827 quilos de materiais como papel, papelão, vidro, plástico e alumínio que serão destinados para reciclagem. Apenas 62kg de lixo foram considerados como rejeitos, o que corresponde apenas 7,49% do total recolhido.

“O resultado foi muito positivo nesta primeira semana. E isso não seria possível sem a colaboração da população do bairro. Queremos agradecer a população e continuamos contando com todos”, comemorou o secretário da pasta.

A coleta está sendo realizada em caráter experimental nas Casas Populares e a prefeitura quer estender o projeto para toda a cidade gradativamente. Três pessoas foram contratadas pelos parceiros do projeto e já trabalham na separação, armazenamento e venda do material. Quando o projeto estiver totalmente estruturado, abrangendo outros pontos da cidade e sendo autossustentável a estimativa é de que 50 empregos diretos e indiretos sejam criados.

Segundo o levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente e do Grupo Gaia Social, Águas de Lindoia produz em média 450 toneladas de lixo por mês. Ao menos 40% deste volume tem condições de ser reciclado.

A coleta no bairro prosseguirá sempre às segundas e quintas-feiras. Nestes dias os moradores devem colocar o lixo reciclável para a coleta, sendo que a coleta do material orgânico continua sendo realizada normalmente.

O projeto

Com o projeto de coleta seletiva, Águas de Lindoia passa a integrar o Programa ViraSer, idealizado pelo Grupo Gaia Social e com apoio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA) e conta com os investimentos da JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE), uma empresa global de cafés, que no Brasil é conhecida através de suas marcas Pilão, Café do Ponto, L’OR, Caboclo, Damasco, Pelé, Seleto, Moka e Bom Taí.

O planejamento prevê três meses de coleta no bairro para avaliação dos resultados e futura expansão para outros bairros. Um comitê composto por servidores públicos da Secretaria de Meio Ambiente, agentes de saúde, diretores e vice-diretores de escolas, membros do Projeto Guri além de lideranças comunitárias e religiosas do bairro está acompanhando as ações e apoiando a divulgação.

“Escolhemos as Casas Populares para iniciar a coleta seletiva devido a ser um dos maiores bairros do município. Durante os próximos meses vamos realizar a coleta e verificar os principais ajustes que precisaremos fazer antes de levar a coleta até outros bairros da cidade. Nosso objetivo é ir integrando todos os bairros do município no projeto de coleta seletiva”, afirmou o secretário.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Águas de Lindóia Balneário Municipal

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!