Saúde - Terça-feira, 31 de Julho de 2018

Três unidades de saúde abrem neste sábado para vacinação contra a Pólio e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta semana a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Neste sábado, dia 4, primeiro “Dia D” da campanha, estarão funcionando em horário especial as unidades de saúde da Popular (PSF 2 - Alexandre Gatolini), do Centro (PSF 3 - Dr. Egydio de Alvarenga Júnior) e Bela Vista (UBS Dr. Wilson Marcílio). O horário de atendimento será das 8h às 17h.

Devem ser vacinadas contra a pólio e sarampo as crianças com idades entre 1 ano completo e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina pode ser administrada mesmo se a criança já tiver tomado uma dose no passado.

A campanha é direcionada às crianças, mas as unidades estarão atendendo a população em geral durante a semana, vacinando contra o sarampo, rubéola e caxumba, dentro da rotina normal. Pessoas com até 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina. Acima desta idade o recomendado é apenas uma dose. Para tomar a vacina basta procurar a unidade de saúde mais próxima e levar a carteira de vacinação.

A campanha segue até o fim deste mês e está previsto mais um “Dia D”, no dia 18. A população pode encontrar mais informações e esclarecimentos sobre a campanha e sobre a vacina nas unidades de saúde ou diretamente na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, pelo telefone 3824 1409.

Cobertura

Mesmo tendo uma das coberturas vacinais mais elevadas na região, acima de 80% em ambas as vacinas, a secretaria almeja atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Nos últimos anos o município vem aumentando progressivamente o número de pessoas imunizadas. O relatório atualizado nesta semana pela Secretaria de Saúde aponta que a vacinação contra a pólio atingiu 79% da população alvo da campanha em 2015. No ano passado o número subiu para 94% - apenas 1% abaixo da meta. Já as vacinas que imunizam contra o sarampo (tríplice e tetra viral) foram aplicadas em 77% da população em 2016, enquanto no ano passado a secretaria atingiu 81%. Neste ano o índice já está em 85%.

“Estamos planejando as ações para que possamos voltar a atingir as metas. Embora próximos disso, estamos empenhando todos os esforços para proteger a população, em especial as crianças e adolescentes. Neste sentido, também precisamos da participação da sociedade, em especial dos pais e responsáveis, para levar seus filhos para receber as doses das vacinas nas unidades de saúde”, comenta a secretária de saúde.