Águas de Lindóia, quarta-feira, 07 de dezembro de 2022 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Cultura - Quinta-feira, 09 de Agosto de 2018

Comissão visita Museu da Água em Indaiatuba

Mais um passo importante foi dado para a criação de um Museu Histórico em Águas de Lindoia. Com o objetivo de conhecer a estrutura e avaliar opções, um grupo pertencente a comissão criada pela prefeitura para realizar o planejamento visitou nesta semana o Museu da Água localizado em Indaiatuba (SP). Na visita, o grupo pode acompanhar com foi o planejamento e saber sobre operacionalização e custos da estrutura e para manutenção das atividades.

Participaram da visitação o Assessor de Comunicação, Cláudio Tozzi Bernardino; o Secretário de Turismo, Lauro Franco; o Diretor de Cultura, Renan Sambo; o Diretor do Balneário Municipal, Eduardo Pirani; e o engenheiro Guilherme Borges. Eles foram recepcionados pela diretora do Museu, Renata Pirolli Coutinho, e pelo superintendente do Saae de Indaiatuba, Sandro Coral.

Durante a visita, o grupo conheceu toda a estrutura do museu que foi inaugurado em 2016. Com um visual moderno e envolvido pela natureza, o espaço abriga um acervo interessante que alia história e interação com o que há de mais moderno na tecnologia. Em um dos espaços, conhecido como Caixa D´Água, o visitante vivencia a história da água em perspectiva global, tudo de forma sensorial. Há ainda espaços criados para contar a história da cidade, auditório para palestras e estruturas para alimentação e entretenimento.

“Este é um projeto que pode servir de modelo e inspiração para Águas de Lindoia”, avaliou o assessor de comunicação, Claudio Tozzi. Segundo ele, que participa da comissão, o grupo agora tem como meta desenvolver a planta arquitetônica para criar não apenas um museu da água para a Capital Termal do Brasil, mas também um museu para abrigar o acervo histórico do município. Muitas das peças pertencem à família do fundador, Dr. Francisco Tozzi, e foram guardadas durante décadas por sua neta, Mírian Tozzi, que faleceu em outubro do ano passado. “O objetivo da família é transferir o acervo para o museu, como era o desejo dela”, acrescenta Claudio Tozzi, filho.

A comissão volta a se reunir na próxima semana para avaliar os resultados da visita e continuar o trabalho de pesquisa para o projeto.

Finalidade da comissão

A comissão foi criada no ano passado pela prefeitura para debater a criação de um Museu para Águas de Lindoia. Até hoje, o município não possui um espaço especialmente destinado para abrigar acervo histórico de modo a transmitir o conhecimento sobre o passado da cidade para as gerações futuras. A comissão discute a criação de um espaço para abrigar um museu histórico e temático sobre o termalismo, ou Museu da Água. Participam da comissão, além dos participantes da visita, outro bisneto do fundador – Rogerio Rizzo.

1 Visualização

Portal atualizado em: 06/12/2022 20:32:00