Águas de Lindóia, sexta-feira, 03 de dezembro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Saúde - Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

Segundo “Dia D” da campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo acontece neste sábado, dia 18

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, está se preparando para mais um “Dia D” da campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que acontece neste sábado, dia 18, das 8h às 17h. Três unidades estarão prontas para atender a população: da Popular (PSF 2 – Alexandre Gatolini), do Centro (PSF 3 - Dr. José Egydio de Alvarenga Júnior) e Bela Vista (UBS Dr. Wilson Marcílio). Também haverá uma equipe para atender a população do Jardim Europa e região, com atendimento na EMEI Oscar de Castro Ribeiro (Rua José Gomes do Amaral).

No primeiro dia a campanha imunizou 240 crianças. Segundo dados da secretaria, até o momento 393 crianças foram vacinadas, o que corresponde a 49,25% do total estimado pelo Ministério da Saúde.

A campanha segue até o dia 31 de agosto. Devem ser vacinadas contra a pólio e sarampo todas as crianças com idades entre 1 ano completo e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). As doses da campanha devem ser administradas mesmo se a criança estiver com a vacinação em dia.

A campanha é direcionada às crianças, mas as unidades estarão atendendo a população em geral durante a semana, vacinando contra o sarampo, rubéola e caxumba, dentro da rotina normal. Pessoas com até 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina. Acima desta idade o recomendado é apenas uma dose. Para tomar a vacina basta procurar a unidade de saúde mais próxima e levar a carteira de vacinação.

A população pode encontrar mais informações e esclarecimentos sobre a campanha e sobre a vacina nas unidades de saúde ou diretamente na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, pelo telefone 3824 1409.

Cobertura

Mesmo tendo uma das coberturas vacinais mais elevadas na região, acima de 80% em ambas as vacinas, a secretaria almeja atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Nos últimos anos o município vem aumentando progressivamente o número de pessoas imunizadas. O relatório atualizado nesta semana pela Secretaria de Saúde aponta que a vacinação contra a pólio atingiu 79% da população alvo da campanha em 2015. No ano passado o número subiu para 94% - apenas 1% abaixo da meta. Já as vacinas que imunizam contra o sarampo (tríplice e tetra viral) foram aplicadas em 77% da população em 2016, enquanto no ano passado a secretaria atingiu 81%. Neste ano o índice já está em 85%.