BOM DIA ÁGUAS DE LINDÓIA, 26 de abril de 2019

Águas de Lindóia

Saúde - Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

Informatização em unidades de saúde deve agilizar atendimento em Águas de Lindoia

Sistema vai cadastrar usuários da saúde no município e gerar dados para melhorar a gestão

A implantação de um novo sistema de informatização em todas as unidades de saúde do município deve agilizar o atendimento dos pacientes e gerar dados que vão ajudar a aprimorar a gestão no município.  O sistema já está disponível na maioria das unidades de saúde e nas farmácias – e exceção é a unidade de saúde do Bairro dos Francos, que deverá ser reformada nas próximas semanas e receberá computadores e sistema após o término da obra.

O novo sistema vai trazer avanços para a área da saúde no município. Com a possibilidade de armazenar todo o histórico do paciente, o sistema vai auxiliar médicos e enfermeiros na condução de tratamentos. “Não será mais preciso folhear páginas e páginas de anotações, escritas por diferentes pessoas, para saber o histórico de atendimentos e de medicações administradas nos pacientes. Agora dá para ver tudo isso com apenas alguns cliques”, afirma o coordenador da área, Wander Tavares de Mira.

A informatização também vai melhorar as condições de trabalho de enfermeiros das unidades e de outros profissionais que atendem o público. No processo de recepção, o cadastro será feito com mais rapidez e o tempo de espera para passar pela consulta deve ser reduzido.

Uma vez dentro da sala, o paciente poderá contar com um diálogo maior com o médico, já que o profissional gastará menos tempo com o processo de pesquisa do histórico e a inclusão de novos dados no prontuário, além de gerar a receita médica digitalizada, evitando problemas de interpretação por parte do farmacêutico ou mesmo do paciente. “Como as medicações já estão cadastradas no sistema, fica mais fácil para o médico. E os farmacêuticos não vão mais ter mais dificuldades de entender a letra do médico na receita”, afirma Wander.

A prefeitura está adquirindo novos equipamentos como computadores e impressoras para as unidades. Alguns equipamentos já foram instalados e outros já estão sendo preparados, bem como o sistema de rede dos prédios que está sendo atualizado.

Para os médicos e profissionais da saúde, o novo sistema já está sendo bem aceito. “quando for atneder um paciente idoso, ou crônico, não preciso mais ficar folheando o prontuário. Está tudo no sistema. E não preciso mais, a cada consulta, escrever as medicações, que já vão estar cadastrada no sistema”, comemora a médica Maitê Benati Dahdal, que atende na Unidade Básica de Saúde Wilson Marcílio, no bairro Bela Vista.

Informações

Com o sistema integrado, a Secretaria de Saúde vai passar a ter um controle mais apurado dos atendimentos que são realizados em todo o município, bem como ter acesso a informações que vão agilizar a tomada de decisão. Um exemplo é a administração dos estoques de medicamentos, que antes eram mantidos em planilhas e agora podem ser consultados a qualquer momento.

Outro ponto importante é o acompanhamento do fluxo de atendimentos, com informações online sobre a quantidade de pacientes que passam em consultas e procedimentos que são realizados nas unidades. “Tudo agora fica mais fácil de acompanhar. Não é preciso mais verificar uma pilha de documentos, um a um, conferir e ainda trabalhar os dados. O sistema já nos oferecerá tudo”, explicou o diretor.

O processo de informatização deve continuar a ser realizado nas próximas semanas. Os servidores estão passando por treinamento e com a chegada de novos equipamentos em várias unidades, a expectativa é de que todo o processo de adaptação aos novos procedimentos deve ser concluído até o final do ano. “No começo esperamos algumas dificuldades, mas com o tempo e a adequação dos procedimentos vamos perceber as melhorias num futuro breve”, conclui Wander.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
DIRETORIA DE TURISMO