.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Saúde - Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Informatização em unidades de saúde deve agilizar atendimento em Águas de Lindoia

Informatização em unidades de saúde deve agilizar atendimento em Águas de Lindoia


Informatização em unidades de saúde deve agilizar atendimento em Águas de Lindoia

Sistema vai cadastrar usuários da saúde no município e gerar dados para melhorar a gestão

A implantação de um novo sistema de informatização em todas as unidades de saúde do município deve agilizar o atendimento dos pacientes e gerar dados que vão ajudar a aprimorar a gestão no município.  O sistema já está disponível na maioria das unidades de saúde e nas farmácias – e exceção é a unidade de saúde do Bairro dos Francos, que deverá ser reformada nas próximas semanas e receberá computadores e sistema após o término da obra.

O novo sistema vai trazer avanços para a área da saúde no município. Com a possibilidade de armazenar todo o histórico do paciente, o sistema vai auxiliar médicos e enfermeiros na condução de tratamentos. “Não será mais preciso folhear páginas e páginas de anotações, escritas por diferentes pessoas, para saber o histórico de atendimentos e de medicações administradas nos pacientes. Agora dá para ver tudo isso com apenas alguns cliques”, afirma o coordenador da área, Wander Tavares de Mira.

A informatização também vai melhorar as condições de trabalho de enfermeiros das unidades e de outros profissionais que atendem o público. No processo de recepção, o cadastro será feito com mais rapidez e o tempo de espera para passar pela consulta deve ser reduzido.

Uma vez dentro da sala, o paciente poderá contar com um diálogo maior com o médico, já que o profissional gastará menos tempo com o processo de pesquisa do histórico e a inclusão de novos dados no prontuário, além de gerar a receita médica digitalizada, evitando problemas de interpretação por parte do farmacêutico ou mesmo do paciente. “Como as medicações já estão cadastradas no sistema, fica mais fácil para o médico. E os farmacêuticos não vão mais ter mais dificuldades de entender a letra do médico na receita”, afirma Wander.

A prefeitura está adquirindo novos equipamentos como computadores e impressoras para as unidades. Alguns equipamentos já foram instalados e outros já estão sendo preparados, bem como o sistema de rede dos prédios que está sendo atualizado.

Para os médicos e profissionais da saúde, o novo sistema já está sendo bem aceito. “quando for atneder um paciente idoso, ou crônico, não preciso mais ficar folheando o prontuário. Está tudo no sistema. E não preciso mais, a cada consulta, escrever as medicações, que já vão estar cadastrada no sistema”, comemora a médica Maitê Benati Dahdal, que atende na Unidade Básica de Saúde Wilson Marcílio, no bairro Bela Vista.

Informações

Com o sistema integrado, a Secretaria de Saúde vai passar a ter um controle mais apurado dos atendimentos que são realizados em todo o município, bem como ter acesso a informações que vão agilizar a tomada de decisão. Um exemplo é a administração dos estoques de medicamentos, que antes eram mantidos em planilhas e agora podem ser consultados a qualquer momento.

Outro ponto importante é o acompanhamento do fluxo de atendimentos, com informações online sobre a quantidade de pacientes que passam em consultas e procedimentos que são realizados nas unidades. “Tudo agora fica mais fácil de acompanhar. Não é preciso mais verificar uma pilha de documentos, um a um, conferir e ainda trabalhar os dados. O sistema já nos oferecerá tudo”, explicou o diretor.

O processo de informatização deve continuar a ser realizado nas próximas semanas. Os servidores estão passando por treinamento e com a chegada de novos equipamentos em várias unidades, a expectativa é de que todo o processo de adaptação aos novos procedimentos deve ser concluído até o final do ano. “No começo esperamos algumas dificuldades, mas com o tempo e a adequação dos procedimentos vamos perceber as melhorias num futuro breve”, conclui Wander.

347 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.