Esportes e Recreação - Quarta-feira, 03 de Outubro de 2018

Mais de 1,3 mil alunos competem nas Olimpíadas Escolares a partir desta segunda-feira, dia 8

Solenidade de abertura acontecerá às 19h no Ginásio de Esportes com a presença de atletas e de autoridades

O maior evento esportivo de Águas de Lindoia começa na próxima segunda-feira, dia 8, com mais de 1,3 mil alunos de oito escolas competindo em 10 modalidades esportivas. As Olimpíadas Escolares acontecem na próxima semana com o objetivo de estimular a prática esportiva nos jovens e reforçar o espírito de competição sadia. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e com apoio das secretarias de Educação, Trânsito e Saúde. A última edição dos jogos aconteceu em 1996 e neste ano um dos seus idealizadores, o professor Sebastião Valente, será homenageado.

Os jogos começam logo às 8h no Ginásio de Esportes Ayrton Brazil Damaso Gusson, ao lado da Escola Estadual Dr. Francisco Tozzi. No mesmo local, às 19h, terá início a solenidade de abertura contando com representantes das escolas e autoridades do município. Uma corrida de revezamento com a tocha olímpica com a participação de representantes das escolas deve sair da Praça Adhemar de Barros, percorrer ruas do centro da cidade e chegar ao local das competições.

Participarão alunos das escolas Dr. Francisco Tozzi (estadual), Dr. Vicente Rizzo (estadual), Luis Barbosa, Comendador Pedro Facchini, Dr. Geraldo Mantovani, Creusa Aparecida Mariano, Professor Ivan Galvão de França e do Colégio Anglo (particular). Cada instituição estará representada por uma cor específica durante os jogos – azul, verde, amarelo, vermelho, laranja, roxo, cinza e branco, respectivamente.

Os atletas estarão divididos em três categorias, cada uma com competições específicas. O primeiro será composto pelos atletas com idades até 11 anos. Já a segunda vai abranger alunos com até 15 anos e a terceira será composta por alunos que estão no ensino médio, com até 17 anos.

Dentre as modalidades que serão disputadas nas olimpíadas escolares estão o Atletismo (para alunos com até 11 anos e com duas provas – 70m rasos e o revezamento 4x70m), Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei, Tênis de Mesa, Pique-bandeira, Queimada, Damas e Xadrez, sendo que estas quatro últimas terão disputas mistas. As demais serão disputadas tanto no feminino quanto no masculino.

As modalidades disputadas em quadras terão seus jogos sediados no Ginásio, enquanto a dama e xadrez acontecem na Biblioteca Municipal; o tênis de mesa, queimada e pique bandeira na E. E. Dr. Francisco Tozzi; e o atletismo na Praça Philomena Pulino Tozzi.

Solenidade

A Secretaria de Esportes planeja uma solenidade de abertura ao estilo dos Jogos Olímpicos. Com apresentações artísticas, desfile das delegações das escolas e até a corrida de revezamento da tocha até o ginásio, o evento deve reunir um bom público, sendo com entrada gratuita.

O revezamento está previsto para sair da concha acústica já com a solenidade em andamento. A tocha deve passar por ruas do centro da cidade sendo carregada por vários atletas.

“Será um momento para celebrarmos o esporte e para incentivarmos as nossas crianças e jovens a praticar atividades físicas, não apenas pela competição, mas também para estimular seu desenvolvimento físico e mental”, comentou o secretário de esportes, Cristiano Bueno.