Águas de Lindóia, Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Esportes e Recreação - Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

Olimpíadas Escolares 2018 terminam com cerimônia de premiação

Uma cerimônia de premiação realizada no Ginásio de Esportes encerrou as Olimpíadas Escolares de Águas de Lindoia. O evento é o maior de Águas de Lindoia no âmbito esportivo e reuniu mais de 1,3 mil alunos da cidade. Os atletas finalistas receberam suas medalhas das mãos do vice-prefeito, do Secretário de Esportes, do homenageado Sebastião Valente e dos vereadores.

Foram premiados os atletas e equipes que competiram em três categorias e em 10 modalidades. As escolas campeãs também receberam troféus.

No Grupo de Ensino I, que engloba as categorias sub-9 e sub-11, a escola campeã foi a Comendador Pedro Facchini, que somou 1.880 pontos no geral, terminando a competição com 13 medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze. Na segunda colocação ficou a escola Dr. Geraldo Mantovani (8 de ouro, 12 de prata e 1 de bronze) somando 1.870 pontos – apenas 10 pontos a menos que a campeã. Na terceira colocação do geral houve empate, sendo que pelo melhor resultado no xadrez a escola Profa. Creusa Mariano (1 de ouro, 1 de prata, 2 de bronze) venceu a escola Luis Barbosa. Ambas empataram com 810 pontos.

No Grupo de Ensino II, que reúne os atletas das categorias sub-13 e sub-15, a campeã foi a Escola Dr. Geraldo Mantovani, com 2.130 pontos (8 de ouro, 11 de prata e 2 de bronze). Também com 10 pontos de vantagem sobre a rival, a escola ficou à frente da Comendador Pedro Facchini que terminou a competição com 2.120 pontos (7 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze). Na terceira colocação ficou a escola Luis Barbosa, com 1.340 pontos (2 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze).

Já no Grupo de Ensino 3, das categorias sub-17, a campeã foi a escola Dr. Francisco Tozzi, que somou 960 pontos (7 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze). Na segunda colocação ficou o Colégio Anglo (540 pontos, 4 medalhas de prata) e na terceira colocação a escola Dr. Vicente Rizzo (470 pontos, 2 de ouro e 1 de prata). Inscrito e mais modalidades, o Colégio Anglo terminou a categoria à frente devido a pontuação maior.

“Conseguimos reunir as escolas e foi uma grande festa para o esporte lindoiense. Mas não seria possível sem a parceria das escolas, das direções, da secretaria de educação e de toda a equipe do esporte. Conseguimos realizar jogos incríveis e motivar a criançada e os jovens a praticar esportes”, concluiu o secretário de esportes.

O evento

Em quatro dias, as Olimpíadas Escolares foram mais de 180 eventos realizados no Ginásio de Esportes, na Praça Philomena Pulino Tozzi, no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Dr. Francisco Tozzi e na Biblioteca Municipal Germano Gelmini. Foram entregues 760 medalhas no total, incluindo os esportes coletivos que no quadro geral contam apenas como uma medalha.

Disputaram os jogos alunos das escolas Dr. Francisco Tozzi (estadual), Dr. Vicente Rizzo (estadual), Luis Barbosa, Comendador Pedro Facchini, Dr. Geraldo Mantovani, Creusa Aparecida Mariano, Professor Ivan Galvão de França e do Colégio Anglo (particular). Eles foram divididos em três categorias de idade, disputando os jogos em 10 modalidades.

Dentre as modalidades que estão sendo disputadas nas olimpíadas escolares estão o Atletismo (para alunos com até 11 anos e com duas provas – 70m rasos e o revezamento 4x70m), Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei, Tênis de Mesa, Pique-bandeira, Queimada, Damas e Xadrez, sendo que estas quatro últimas em disputas mistas. As demais foram disputadas tanto no feminino quanto no masculino.