Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 24 de Outubro de 2018

Coleta Seletiva: agentes realizam trabalho de conscientização no Jardim Europa

Um grupo de agentes ambientais iniciou nesta semana o trabalho de conscientização realizado em preparação para a Coleta Seletiva no Jardim Europa. O bairro é o segundo a receber a Coleta Seletiva após o sucesso da operação nas Casas Populares, onde mais de 10 toneladas de resíduos já foram recolhidos e corretamente destinados em apenas três meses. A coleta no bairro está prevista para começar no dia 1º de novembro.

Além de um carro de som anunciando a ação e os dias da coleta, uma equipe está percorrendo todas as casas do bairro. O objetivo é informar a população sobre a ação por meio da entrega de panfletos informativos e esclarecer todas as dúvidas referentes ao sistema de coleta. Os agentes também apresentam os benefícios para a população e para o meio ambiente que são alcançados com a ação.

A coleta no Jardim Europa acontecerá sempre nas manhãs de terça-feira e nas tardes de quinta-feira. Nestes dias os moradores devem colocar o lixo reciclável para a coleta, sendo que a coleta do material orgânico continua sendo realizada normalmente. Em caso de dúvidas, a população poderá obter informações junto às equipes ou pelo telefone 3924 9300, na Secretaria de Meio Ambiente.

Ampliação

A coleta seletiva foi iniciada em Águas de Lindoia no dia 25 de junho deste ano, nas Casas Populares. Técnicos realizaram várias palestras de conscientização e um trabalho de comunicação que envolveu toda a comunidade. Passados quase quatro meses, os números da coleta só aumentam e já movimentam até mesmo a economia local, gerando até o momento quatro empregos diretos e outros dez indiretos. A coleta passará a beneficiar mais de 6 mil pessoas no município.

Neste período mais de 15 toneladas de recicláveis já foram coletados. Isso equivale a mais de 300 árvores que deixaram de ser cortadas ou cerca de 30 toneladas a menos de gás carbônico (CO2 – um dos gases relacionados ao efeito estufa) lançados na atmosfera.

O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente é estender a coleta a todo o município. Para isso, junto com o Grupo Gaia Social, a prefeitura já trabalha no planejamento para ampliar a coleta para outros pontos da cidade nos próximos meses, o que vai demandar também adaptações na estrutura do ponto de triagem e dos equipamentos para coleta, seleção e armazenamento temporário.

Além de abranger mais um bairro, a coleta também vai acontecer em grandes produtores de resíduos, como os hotéis. A ideia é sensibilizar empreendimentos do tipo a separar os materiais e realizar a coleta em dias específicos.

Com o projeto de coleta seletiva, Águas de Lindoia passou a integrar o Programa ViraSer, idealizado pelo Grupo Gaia Social e com apoio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA) e conta com os investimentos da JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE), uma empresa global de cafés, que no Brasil é conhecida através de suas marcas Pilão, Café do Ponto, L’OR, Caboclo, Damasco, Pelé, Seleto, Moka e Bom Taí.