Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

BOA NOITE ÁGUAS DE LINDÓIA, 16 de janeiro de 2019

Águas de Lindóia
Quar
16/01
32 °C
18 °C
Índice UV
14.0
Quin
17/01
32 °C
18 °C
Índice UV
14.0
Sext
18/01
33 °C
19 °C
Índice UV
14.0
Sáb
19/01
33 °C
18 °C
Índice UV
14.0
Notícia

Saúde - Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018



Águas de Lindóia inicia a Campanha “Fique Sabendo” no dia 1º


Águas de Lindóia inicia a Campanha “Fique Sabendo” no dia 1º

No Dia Mundial de Combate à AIDS a Prefeitura de Águas de Lindóia, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a Campanha “Fique Sabendo” para mobilização e incentivo ao teste de AIDS e Sífilis. A partir do dia 1º equipes de saúde estarão disponíveis em diversos pontos da cidade e nas unidades de saúde para a realização dos testes e o resultado será liberado em poucos minutos.

No sábado, dia 1º, os testes serão feitos na Praça Francisco Salvini, Bairro Bela Vista, das 8h às 13h. Na segunda, dia 3, no PSF do Centro, das 9h às 15h. Na terça, dia 4, na UBS Bela Vista, das 9h às 15h. Nas Casas Populares os testes serão feitos no PSF Sétimo Formagio, na quarta, dia 5, das 9h às 15h e no PSF Alexandre Gatolini, na quinta, dia 6, no das 9h às 15h e na sexta, dia 7, das 17h às 21h. A campanha se encerra no sábado, dia 8, na Praça do Artesão, no Centro, das 8h às 13h.

Os testes são distribuídos pelo Ministério da Saúde e o exame é rápido, seguro e confiável, feito com apenas algumas gotas de sangue coletadas do dedo ou um pouco de saliva.  Por meio do teste, é possível saber se a pessoa tem ou não o vírus HIV. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para iniciar o tratamento no serviço de saúde. O mesmo procedimento é adotado nos casos positivos para Sífilis.

A AIDS não tem cura, mas conta com tratamento gratuito pelo SUS, o que permite ao paciente viver muito tempo. Por isso, fazer o teste é extremamente importante pois quanto antes se inicia o tratamento, melhor a qualidade de vida do paciente. Além disso, muitas pessoas tem o vírus e não sabem, podendo transmiti-lo para outras pessoas. E ainda, em caso de gravidez, as mães com HIV que fazem o tratamento tem 98% de chance de terem filhos sem HIV se fizerem o tratamento.

Já a Sífilis tem cura e também conta com tratamento gratuito pelo SUS. Porém, a pessoa infectada pode viver muito tempo sem apresentar sintomas e isso faz com que a doença avance silenciosamente e se agrave. Em caso de gravidez, o tratamento é fundamental para que a criança não apresente a doença. E muito importante também é que o parceiro sexual realize o teste.

Quem precisa fazer o teste – Pessoas com vida sexualmente ativa; que fizeram sexo (oral, vaginal, anal) sem camisinha, ou se a camisinha rompeu; quem tem ou teve tuberculose ou hepatites; quem tem, teve ou acha que teve uma infecção sexualmente transmissível (IST); quem compartilhou seringas e agulhas; mulheres grávidas ou que pretendem engravidar.


FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (19) 3924-9300
DIRETORIA DE TURISMO
  • (19) 3924-9300
BÁLNEARIO MUNICIPAL
  • (19) 3924-9222

Ver todos os telefones

Águas de Lindóia

Rua Profª Carolina Froes, nº 321, Centro
Águas de Lindóia / SP - CEP 13940-000

Fone: (19) 3924-9300

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software