Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

BOA TARDE ÁGUAS DE LINDÓIA, 18 de setembro de 2019

Águas de Lindóia
Quar
18/09
36 °C
16 °C
Índice UV
10.0
Quin
19/09
36 °C
13 °C
Índice UV
10.0
Sext
20/09
37 °C
19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
21/09
35 °C
16 °C
Índice UV
10.0
Notícia

Educação - Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019



Secretaria vai ampliar trabalho pedagógico desde o Infantil até a Educação de Jovens e Adulto


Secretaria vai ampliar trabalho pedagógico desde o Infantil até a Educação de Jovens e Adulto

Os 2.279 alunos matriculados na rede municipal de ensino retornam às aulas na próxima terça-feira, dia 5, em 15 unidades de ensino coordenadas pela prefeitura. E neste ano letivo os alunos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino de jovens e adultos encontrarão muitas inovações e novidades nas salas de aula. A Secretaria de Educação publicou nesta semana o planejamento para o ano, que prevê aulas especiais e projetos pedagógicos diferenciados com objetivo de proporcionar avanços na qualidade da educação em Águas de Lindoia.

Na educação infantil, novos projetos pedagógicos serão colocados em prática. A partir deste ano serão oferecidas aulas de inglês, artes, música e educação física para crianças com idades entre 3 e 5 anos. Além disso, o planejamento prevê a inclusão de temas relacionados a posse responsável de animais, em parceria com o Grupo Proanimal de Águas de Lindoia.

No ensino fundamental os professores trabalharão temas importantes para ampliar a bagagem cultural dos alunos. O objetivo é apresentar e explorar temas relevantes e atuais para estimular o conhecimento e a reflexão em sala de aula. É o caso do Termalismo – ciência que estuda a utilização das águas minerais para a melhoria da saúde e qualidade de vida – que será trabalhada no primeiro bimestre deste ano.

“Este é um tema fundamental para os alunos, tendo em vista a nossa condição de Capital Termal do Brasil. Nossos alunos precisam deste conhecimento para compreender sua importância e valorizar nossos recursos naturais e nossa história”, explica a secretária de educação. Também estão previstos trabalhos com filmes nacionais (2º bimestre); Cultura da Paz (3º bimestre); e Cultura e História Afro-brasileira e Indígena (4º bimestre). Esta iniciativa foi acolhida pela secretaria a partir da sugestão dos Gestores das Unidades Escolares do município.

Ainda no Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), além das aulas de educação física, arte e inglês, também serão oferecidas aulas de música. Nos anos finais (do 6º ao 9º ano), as aulas de arte passarão a abordar as quatro linguagens artísticas: Artes Plásticas, Teatro, História da Música e História da Dança.

A Secretaria de Educação planeja realizar acompanhamento individualizado em todas as escolas, desde a educação infantil ao ensino fundamental. Ação que será realizada paralelamente ao trabalho em sala de aula começa já no 1º bimestre, após o diagnóstico de aprendizagem que será aplicado durante o mês de fevereiro. “Queremos reforçar ainda mais a aprendizagem dos alunos e, sabendo que o tempo de concentração da nova geração é mais dinâmico, vamos passar a acompanhar de perto esta evolução e oferecer apoio aos alunos que precisarem”, explica a secretária.

As mudanças também serão realizadas na Educação de Jovens e Adultos, que passará a funcionar na E. M. Com. Pedro Facchini, no Bairro dos Francos. A mudança deve facilitar o acesso de todos os que desejam iniciar ou dar continuidade aos estudos.

Investimentos

A prefeitura continua o processo de investimento para melhoria da qualidade de ensino no município. No ano passado, com a inauguração da Creche Escola Paulino Formágio, nas Casas Populares, o número de vagas na Educação Infantil aumentou. Ainda neste ano a prefeitura deve entregar a reforma e ampliação de 11 novas salas de aula em várias creches e criar mais 240 novas vagas.

Neste ano começam a trabalhar 30 novos profissionais na educação. Os Auxiliares de Vida Escolar contratados pela prefeitura vão auxiliar os professores e trabalhar para a inclusão da pessoa com deficiência nas escolas municipais. 

Já os professores da rede desenvolverão estudos sobre o bullying, as formas de prevenção de situações agressivas, comunicação não violenta e mediação de conflitos.

E para adequar o município ao que determina a Lei de Diretrizes Básicas da Educação, os horários de aula terão pequenas alterações. Pela manhã as aulas acontecerão das 7h50 às 11h50 e à tarde das 12h50 às 16h50. “Estamos trabalhando para estruturar um sistema de acolhimento, pensando nos alunos de famílias que precisam trabalhar e, por isso, precisam chegar antes ou saírem além dos novos horários”, afirmou a secretária. Os pais e responsáveis que precisam deixar ou buscar seus filhos fora dos horários devem procurar a secretaria para orientações. A secretaria fica na Av. das Nações Unidas, 1190, ao lado do Centro Umuarama. O telefone para informações é o 3824 1016.


FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (19) 3924-9300
DIRETORIA DE TURISMO
  • (19) 3924-9300
BÁLNEARIO MUNICIPAL
  • (19) 3924-9222

Ver todos os telefones

Águas de Lindóia

Rua Profª Carolina Froes, nº 321, Centro
Águas de Lindóia / SP - CEP 13940-000

Fone: (19) 3924-9300

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software