Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

BOA NOITE ÁGUAS DE LINDÓIA, 22 de maio de 2019

Águas de Lindóia
Quar
22/05
25 °C
10 °C
Índice UV
6.0
Quin
23/05
26 °C
12 °C
Índice UV
6.0
Sext
24/05
22 °C
14 °C
Índice UV
6.0
Sáb
25/05
22 °C
6 °C
Índice UV
6.0
Notícia

Assistência Social - Sexta-feira, 15 de Março de 2019



Conferência Municipal do Idoso define propostas para melhorar a qualidade de vida da terceira idade


Conferência Municipal do Idoso define propostas para melhorar a qualidade de vida da terceira idade

A Prefeitura de Águas de Lindóia e o Conselho Municipal do Idoso realizaram nesta quinta-feira, dia 14, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no município. Cerca de cem pessoas estiveram presentes no evento realizado no Centro Umuarama e que teve como tema “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Representando o prefeito, o vice-prefeito esteve no evento e fez a abertura oficial.

A conferência reuniu representantes do governo, da sociedade civil organizada e de vários grupos de idosos. Após uma apresentação artística de Artur Lima e de uma palestra especial para os participantes, houve a discussão e formulação de propostas com base em três eixos: Direitos fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas (Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer); Educação: assegurando direitos de emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da pessoa idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Dentre as principais propostas de políticas públicas feitas pelos participantes na conferência estão a contratação de médicos geriatras para atender os idosos; aprimorar a distribuição de medicamentos para os idosos; oferecer cursos gratuitos de computação e de utilização de celulares para idosos; promover viagens para cidades históricas, museus e teatro; criar um serviço de referência para combater a violação de direitos da pessoa idosa; oferecer capacitações que abordem a proteção da pessoa idosa aos funcionários públicos e sociedade civil; e a criação do Fundo Municipal do Idoso.

“São demandas importantes e que vamos incluir nos planejamento de ações do município, tanto para o curto, médio e longo prazos. Temos uma população idosa crescente e que demanda políticas públicas para qualidade de vida. Já temos vários projetos importantes como o Vivendo a Vida e os grupos na assistência social que dão ótimos resultados e agora precisamos ampliar estas ações”, comentou o prefeito sobre o resultado da conferência.

A Conferência é mais um canal de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas voltadas para os idosos. A prefeitura têm promovido nos últimos anos espaços para a reflexão, discussão e formulação de propostas. Com caráter democrático e com ampla participação, o evento efetiva um compromisso entre governo, membros da sociedade civil organizada e dos idosos. Uma nova conferência, desta vez na área da saúde, irá acontecer em abril.


FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (19) 3924-9300
DIRETORIA DE TURISMO
  • (19) 3924-9300
BÁLNEARIO MUNICIPAL
  • (19) 3924-9222

Ver todos os telefones

Águas de Lindóia

Rua Profª Carolina Froes, nº 321, Centro
Águas de Lindóia / SP - CEP 13940-000

Fone: (19) 3924-9300

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
ESCOLHA DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES:

Confira os editais publicados aqui:

 

http://bit.ly/2DiqhnH