Águas de Lindóia, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Assistência Social - Sexta-feira, 15 de Março de 2019

Conferência Municipal do Idoso define propostas para melhorar a qualidade de vida da terceira idade

A Prefeitura de Águas de Lindóia e o Conselho Municipal do Idoso realizaram nesta quinta-feira, dia 14, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no município. Cerca de cem pessoas estiveram presentes no evento realizado no Centro Umuarama e que teve como tema “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Representando o prefeito, o vice-prefeito esteve no evento e fez a abertura oficial.

A conferência reuniu representantes do governo, da sociedade civil organizada e de vários grupos de idosos. Após uma apresentação artística de Artur Lima e de uma palestra especial para os participantes, houve a discussão e formulação de propostas com base em três eixos: Direitos fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas (Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer); Educação: assegurando direitos de emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da pessoa idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Dentre as principais propostas de políticas públicas feitas pelos participantes na conferência estão a contratação de médicos geriatras para atender os idosos; aprimorar a distribuição de medicamentos para os idosos; oferecer cursos gratuitos de computação e de utilização de celulares para idosos; promover viagens para cidades históricas, museus e teatro; criar um serviço de referência para combater a violação de direitos da pessoa idosa; oferecer capacitações que abordem a proteção da pessoa idosa aos funcionários públicos e sociedade civil; e a criação do Fundo Municipal do Idoso.

“São demandas importantes e que vamos incluir nos planejamento de ações do município, tanto para o curto, médio e longo prazos. Temos uma população idosa crescente e que demanda políticas públicas para qualidade de vida. Já temos vários projetos importantes como o Vivendo a Vida e os grupos na assistência social que dão ótimos resultados e agora precisamos ampliar estas ações”, comentou o prefeito sobre o resultado da conferência.

A Conferência é mais um canal de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas voltadas para os idosos. A prefeitura têm promovido nos últimos anos espaços para a reflexão, discussão e formulação de propostas. Com caráter democrático e com ampla participação, o evento efetiva um compromisso entre governo, membros da sociedade civil organizada e dos idosos. Uma nova conferência, desta vez na área da saúde, irá acontecer em abril.

Portal atualizado em: 03/02/2023 11:06:15