Águas de Lindóia, Sexta-feira, 10 de Julho de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Saúde - Quinta-feira, 28 de Março de 2019

Programa de Controle do Tabagismo realiza trabalho em unidades de saúde a partir de abril

Serão quatro reuniões para auxiliar pessoas que desejam parar de fumar

A prefeitura de Águas de Lindoia vai ampliar o trabalho de apoio para quem deseja deixar o vício do cigarro. O Programa de Controle do Tabagismo que é realizado no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) às quartas-feiras fará ações especiais em quatro unidades de saúde do município.

Nas Casas Populares o programa irá se reunir no dia 10 de abril. No dia 22 de maio é a vez da UBS do Bela Vista e no Centro o encontro acontecerá no dia 26 de junho. O Posto de Saúde dos Francos, que no momento passa por reforma, deverá receber o programa no dia 31 de julho, encerrando o ciclo. Os encontros acontecem sempre às 17h.

O programa trabalha no sistema de grupo motivacional aliado à medicação de apoio, dependendo da avaliação médica. Uma em cada três pessoas que participa dos grupos consegue parar de fumar, índice considerado elevado tendo em vista a dificuldade que os dependentes da nicotina têm em abandonar o cigarro.

Segundo a assistente social e coordenadora do grupo, Alcitânia de Oliveira, os grupos trabalham três dependências: a química, referente a nicotina; a comportamental, quando a pessoa alia o uso do tabaco com um hábito, como, por exemplo, fumar após beber um café ou uma bebida alcoólica; e a psicológica, que trata os efeitos do vício no cotidiano do indivíduo. Os participantes do programa contam com uma equipe capacitada e especializada composta por um cardiologista, psicóloga e enfermeiros.

Os grupos admitem novos participantes todas as semanas. Para saber mais sobre o Programa de Controle do Tabagismo os interessados devem procurar o Caps, que fica na Rua Araci Bocault Tortelli, 215, no bairro Le Villete. O telefone para informações é o 3824 1577.