BOA NOITE ÁGUAS DE LINDÓIA, 18 de setembro de 2019

Águas de Lindóia

Esportes e Recreação - Quarta-feira, 10 de Abril de 2019

Parceria entre Prefeitura e Sesi viabiliza projeto Atleta do Futuro para Águas de Lindoia

O programa Atleta do Futuro realizado pelo Sesi e que já conta com mais de 25 anos de história vai chegar em Águas de Lindoia. Uma parceria firmada entre a instituição e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, vai viabilizar o acesso de crianças e jovens com idades entre 6 a 17 anos a prática de esportes com acompanhamento do Sesi no município. A entrega dos uniformes que marcará o início das atividades na Capital Termal do Brasil está prevista para acontecer no dia 17, a partir das 19h, no Ginásio Municipal.

O objetivo do programa Atleta do Futuro é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo SESI-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes. Ao promover formação esportiva, o programa permite que os alunos e alunas aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária.

A parceria prevê que a secretária irá oferecer com espaço físico e professores para a realização das atividades. Já o SESI oferece os treinamentos pedagógicos aos docentes, metodologia e uniformes; Cada aluno receberá, gratuitamente, duas camisetas e uma bermuda, para as atividades esportivas. Participarão do projeto alunos inscritos nas escolinhas da Secretaria de Esportes nas modalidades futsal. Futebol, Natação, Ginástica Ritmica e Vôlei.

Como funciona

As aulas e eventos do programa são planejados com conteúdo esportivo adequado a cada faixa etária e às diferentes modalidades esportivas oferecidas. Entre seis e oito anos de idade os alunos aprendem por meio de atividades lúdicas começando a desenvolver habilidades motoras fundamentais e capacidades coordenativas bem como despertam o prazer pela prática esportiva.

Entre 9 e 10 anos os participantes começam a ser iniciados nos conceitos e fundamentos básicos de diversas modalidades esportivas, com o desenvolvimento de atividades e jogos adaptados e pré-desportivos. A partir dos 11 anos os participantes iniciam a participação em uma modalidade esportiva específica com a abordagem dos princípios e fundamentos básicos, evoluindo ano após ano no aprofundamento técnico e tático.

Durante as aulas serão abordados aspectos ou questões que marcam as diferenças no cotidiano dos membros de cada turma. Temas como a variação de habilidades motoras, gênero, raça, realidade socioeconômica, altura, etnia e peso podem surgir espontaneamente durante as aulas e discussões. Caberá ao professor realizar essa mediação, para que o aluno aprenda a conviver com a diferença sem o preconceito. As famílias também são envolvidas no programa por meio de reuniões, eventos e na avaliação do aluno.

“Será um passo muito importante para a formação de atletas e para o desenvolvimento dos nossos jovens. Esta parceria com o Sesi vai ampliar o trabalho que já realizamos nas escolinhas, agora podendo oferecer um aprofundamento técnico para impulsionar novos talentos do esporte aqui em Águas de Lindoia”, comemora o secretário de esportes.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones Públicos
TELEFONES PÚBLICOS