Águas de Lindóia, Sábado, 18 de Janeiro de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h

Saúde - Segunda-feira, 22 de Abril de 2019

Campanha de Vacinação contra a gripe prossegue em Águas de Lindoia com Dia “D” e equipes volantes

Com o objetivo de imunizar a população contra a gripe a Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia divulgou novas ações que serão realizadas dentro da Campanha Nacional de Vacinação. A campanha tem como meta vacinar 90% das pessoas integrantes do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde e o Dia “D” acontecerá no próximo dia 4 de maio. No município devem ser vacinadas gratuitamente cerca de cinco mil pessoas.

Neste ano o Ministério da Saúde estabeleceu uma estratégia diferente para aplicação das vacinas. Até 31 de maio a vacinação acontece para todos os públicos considerados como prioritários. Durante este período também será realizada a atualização da carteira de vacinação.

São considerados como públicos prioritários além das crianças e gestantes, as mulheres que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.

A vacina deve não deve ser aplicada em pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves, devendo aguardar a melhora clínica para a aplicação.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Ações

Desde a semana passada quando a campanha começou as unidades Sétimo Formágio (PSF 1 – Casas Populares), Dr. Wilson Marcílio (UBS – Bela Vista) e Dr. Egydio de Alvarenga Júnior (PSF 3 – Centro) já estão atendendo a população e aplicando as vacinas no período das 8h às 17h.

Postos fixos e equipes volantes percorrerão vários bairros da cidade para aplicar a dose da vacina. No sábado, dia 27 de abril, das 8h às 17h, postos fixos funcionarão no Barreiro (Igreja), no Jardim Europa (Escola) e no Jaboticabal (Escola), além do Asilo. Neste dia as unidades volantes atenderão pessoas acamadas e que não podem se deslocar até os postos fixos.

No Dia “D” da campanha, previsto para o sábado, dia 4 de maio, as unidades de saúde que já estão aplicando a vacina ficarão abertas das 8h às 17h para atender a população. Além disso, a secretaria de saúde atenderá também na Escola Municipal Comendador Pedro Facchini para imunizar a população. O local foi escolhido devido a proximidade do Posto de Saúde dos Francos, que no momento encontra-se fechado para reformas.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas a Secretaria de Saúde atende pelo telefone 3824 1409, das 8h às 17h.